sábado, 9 de novembro de 2013

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento acontece no dia 11 de novembro

O prêmio tem como slogan "Jornalismo que busca a igualdade merece fazer a diferença"




Nessa segunda-feira (11.11) o Teatro Oi Casa Grande no Rio de Janeiro(RJ) será o palco da cerimônia de entrega do 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Essa é uma realização da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

De 310 inscritos, 21 jornalistas são finalistas e os vencedores receberão R$5.000. Ao todo, são sete categorias: Mídia Impressa, Internet, Televisão, Rádio, Fotografia e Mídia Alternativa/Comunitária, além da Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.

Para a Presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), Valdice Gomes, o prêmio dar visibilidade aos trabalhos jornalísticos comprometidos com o respeito e a valorização étnicorracial. 

O prêmio Abdias Nascimento é a maior ação concreta de combate ao racismo na mídia, especialmente, no campo do jornalismo promovido por iniciativa da sociedade civil no Brasil. Em sua terceira edição, o prêmio tem apresentado, a cada ano, um aumento significativo no número de trabalhos inscritos em todas as regiões e na melhoria da qualidade da abordagem sobre a temática racial, ou seja, os objetivos do prêmio tem sido alcançados. Por isso merece todo empenho dos órgãos que tratam da questão racial para o fortalecimento e consolidação da iniciativa", citou.

Nesses três anos de realização, Alagoas esteve bem representado e levou o troféu da primeira edição na categoria telejornalismo, em 2012 ficou entre os finalistas na área da internet e esse ano concorre novamente com uma reportagem televisiva.


Finalista

Thiago Antônio Correia é um dos jornalistas mais premiados no Estado de Alagoas. Ao todo já conquistou 17 prêmios locais com os mais diversos conteúdos, ainda foi finalista em nove eventos nacionais e venceu um(1). 

Agora, pela primeira vez, encontra-se entre os finalistas no prêmio Abdias e concorre com a reportagem “A cor da morte”, que foi exibida em maio desse ano no Jornal da Pajuçara/Noite da TV Pajuçara. Clique aqui para assistir ao vídeo.

O prêmio é extremamente importante principalmente para nós jornalistas. Acredito que não só nos desafia a produzir vts e reportagens, mas a refletir sobre temas e estratégias de introdução deles na sociedade. Ver a informação sobre o tema a partir de um novo prisma e fazer com que a sociedade tenha reações e debata”, ressaltou.


Participação

A Cojira-AL/Sindjornal será representada na solenidade de premiação pela jornalista Helciane Angélica Santos Pereira, editora geral da Coluna Axé que é publicada há cinco anos no jornal Tribuna Independente.

Essa também será uma oportunidade para dar visibilidade ao 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Enjira) previsto para o dia 02 de abril de 2014, durante a programação do XXXVI Congresso Nacional de Jornalistas em Maceió(AL).




Fonte: Cojira-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!