terça-feira, 19 de novembro de 2013

Orgulho negro

Novembro é o mês da consciência negra, o período onde as questões étnicorracias ganham mais repercussão na mídia, exalta-se a história e expressões afroculturais. Também é o período propício para ampliar os debates sobre os dramas da população afrodescendente e o combate do racismo, e ainda, busca a reflexão quanto aos avanços das ações afirmativas e a importância do Movimento Social Negro.

O dia 20 de novembro é celebrado como uma data da resistência negra e homenageia Zumbi dos Palmares, grande líder no Quilombo dos Palmares e na luta pelo fim da escravidão no Brasil, morto em 20 de novembro de 1695. Com a Lei 12.519/2011 a data deixou de ser apenas o Dia da Consciência Negra e passou a ser denominado por Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Essa é uma grande conquista, mas ainda não é feriado em todo o país; a adesão ao feriado, ou instituição de ponto facultativo, é uma decisão de cada estado ou município. Atualmente, mais de 1000 municípios já decretaram o feriado e em Alagoas é reafirmada através da Lei Estadual Nº 5.724, de 01.08.1995.

Bom, o pertencimento étnico e a consciência crítica tem que ser todos os dias, e, deve ser exercida por todos independente da cor da pele. A luta por igualdade racial é uma busca constante por respeito, dignidade e justiça social. Axé!


Fonte: Coluna Axé - 274ª edição – Jornal Tribuna Independente (19 a 25/11/2013)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!