sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aula recreativa e rodas de capoeira marcam Mês da Consciência Negra


A movimentação já começa neste final de semana, fruto de uma parceria entre a FMAC e duas Federações de Capoeira do estado



O mês de novembro chegou e trouxe dias especiais para a cultura afrobrasileira em Maceió. É que a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), preparou um calendário de atividades para celebrar o Mês da Consciência Negra. Ações de formação cultural, difusão, conscientização, divulgação e popularização de tradições da cultura afrobrasileira acontecerão por toda a cidade.
A movimentação já começa neste final de semana, fruto de uma parceria entre a FMAC e duas Federações de Capoeira do estado. Sábado, praças públicas nos bairros do Jacintinho, Dubeaux Leão, Graciliano Ramos, Osman Loureiro, Farol e Vergel serão tomadas por diversas rodas de capoeira, a partir das 19h. No domingo, um grande aulão recreativo de capoeira acontece gratuitamente das 15h às 19h, na Praça de Multieventos, na Pajuçara.
O protagonismo das ações é da Federação de Capoeira do estado Alagoas (FECEAL) e da Federação Alagoana de Capoeira (FALC). As entidades acreditam que a presença dos grupos nas praças e as aulas recreativas contribuem para a difusão dos benefícios físicos, comportamentais e sociais que a capoeira pode proporcionar aos seus praticantes.
“A capoeira é uma das maiores heranças culturais deixada pelos negros vindos da África para o Brasil na época da escravatura e é uma atividade reconhecida e praticada em 190 países”, lembra o diretor de formação pedagógica da FALC, o mestre de capoeira Cláudio Figuêiredo.
Durante todo o mês estão previstas mais rodas de capoeira nos finais de semana, além de ações de formação musical com foco na música afrobrasileira para comunidades tradicionais de matriz africana. O grande dia de celebração em Maceió será o 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, quando a Prefeitura dá vida ao projeto Saurê Palmares.
O evento contará com programação diversificada contemplando o comércio de produtos artesanais e comidas típicas, rodas de capoeira e apresentações culturais. Integra ainda a programação do Saurê Palmares o lançamento da pedra fundamental para revitalização da Praça Palmares, no Centro da cidade, além do lançamento do edital que selecionará o artista visual responsável pelo projeto de monumento a Zumbi dos Palmares, que servirá de marco histórico para a reocupação do local pela comunidade afrobrasileira.
No dia 20 de novembro, a FMAC apoia a movimentação dos grupos culturais e tradicionais de matriz africana para os festejos na Serra da Barriga, em União dos Palmares. 

Fonte: Ascom FMAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!