sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Maceió: Consciência Negra é celebrada com programação cultural

As comemorações pelo Mês da Consciência Negra em Maceió começaram desde o início de novembro, mas o melhor está por vir com a programação cultural desenvolvida especialmente para o Projeto Saurê Palmares, uma homenagem à cultura afrobrasileira produzida na cidade. O evento acontecerá no próximo dia 19, na Praça dos Palmares, com mostra de dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas.

A ação da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afrobrasileira e está alinhada com as metas previstas no Plano Municipal de Cultura. Segundo o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, o diálogo permanente com essa comunidade tem viabilizado o planejamento e desenvolvimento de atividades em consonância com as políticas públicas aplicadas pelo Governo Federal.

Estamos reconhecendo, valorizando e divulgando as especificidades culturais das comunidades tradicionais de matriz africana o que ao mesmo tempo colabora para o combate ao racismo e promove a inclusão e o protagonismo cultural desse segmento”, explicou Vinicíus.

Além de realizar o Saurê Palmares, a FMAC apoia a difusão da capoeira por meio de ação das federações representativas do movimento no estado. Durante todo o mês, rodas de capoeira simultâneas acontecem em diversas praças públicas nos bairros de Maceió. Atendendo a necessidades da comunidade que faz o segmento, a Fundação investe ainda em ações de formação, conscientização, divulgação e popularização de tradições da cultura afrobrasileira.

Confira a programação para o próximo dia 19, na foto ao lado.


Fonte: Ascom - FMAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!