terça-feira, 5 de novembro de 2013

Abertura do Mês da Consciência Negra 2013 tem início em União dos Palmares



A programação do Mês da Consciência Negra 2013 teve seu pontapé inicial ontem, 03, em União dos Palmares. A tradicional Lavagem da Casa do Poeta Jorge de Lima e da Praça Basiliano Sarmento, aconteceu logo após a missa celebrada  pelo Padre José Clerinaldo, pároco da Paróquia de Santa Maria Madalena.

Os religiosos de Matriz Afro Brasileira se concentraram na Praça Jorge de Lima, onde fica a Secretaria de Cultura do município, durante o pequeno percurso, os religiosos cantaram e dançaram com suas roupas típicas que representam orixás de sua religião. Na Matriz de Santa Maria Madalena muitos católicos ficaram sem saber o que estava acontecendo e por alguns minutos muitos saíram de seus acentos para ver o que estava acontecendo fora da igreja.

Cerca de 30 religiosos vieram de Maceió acompanhados pela mãe de santo, a ialorixá Mãe Neide Oyá D'Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb). Segundo Luana Tavares, funcionária da Secretaria de Cultura e adepta da religião, "Esse é o momento de acolhimento estamos aqui para assisti à missa, não termos participação nas falas e cantos". E completou “A lavagem já é uma tradição em União, a participação dos religiosos de Matriz Afro Brasileira tem três anos". Esse ano o número de adeptos no cortejo foi menor do que o ano passado, somente Luana representou os religiosos de União dos Palmares no encontro.

De acordo com a secretária de cultura Genisete Lucena toda a população palmarina foi convidada através das rádios Zumbi FM e Farol FM. Na missa que juntou duas religiões na Matriz de Santa Maria Madalena, estavam presente a secretária de saúde Carla Borba, Nadia Seabra, Defesa Civil de União, Maria José da Silva, representante da Fundação Cultural Palmares,Carlos Vasconcelos da Secretaria de Turismo.
 

A programação oficial do Mês da Consciência Negra 2013 ainda não saiu, mas alguns nomes já estão confirmados: a ministra da Cultura Marta Suplicy dia 20 e Aldo Rebelo, ministro do Esporte que estará em União dos Palmares dia 17 na II Cavalgada da Liberdade. 


Lavagem da Casa do Poeta Jorge de Lima e da Praça Basiliano Sarmento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!