domingo, 2 de junho de 2013

Integrantes das Cojiras mobilizados na divulgação do Prêmio Abdias Nascimento

Na última quarta-feira (29.05), na cidade de João Pessoa (PB)ocorreu a atividade de mobilização e divulgação da terceira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.  

A jornalista Helciane Angélica Santos Pereira representou a Cojira-AL e esteve ao lado dos companheiros Rafael Freire (Presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba) e Edson Verber (integrante da Cojira-PB e da Fenaj), nas visitas às redações das duas principais redes de comunicação do Estado: Sistema Correio de Comunicação (Jornal Correio da Paraíba, Tv Correio, rádio e portal Correio) e o Sistema Paraíba (Jornal Paraíba, rádio, portal G1, e Tv Cabo Branco), respectivamente, afiliadas da Rede Record e Rede Globo.


"Esse foi um importante momento de integração entre as Cojiras, para dar visibilidade a essa legítima conquista do movimento de jornalistas pela igualdade racial. O prêmio valoriza produções jornalísticas que exaltam de forma positiva a população afrodescendente, que busca quebrar estereótipos e termos pejorativos. Enfim, enaltece o verdadeiro jornalismo ético e que respeita a diversidade étnicorracial, de gênero e credo religioso", afirmou Helciane, que também é editora da Coluna Axé.

Visita na redação do jornal Correio da Paraíba



Na ocasião, ocorreu a entrega do material de divulgação (folder, catálogo, blocos de anotações e canetas) e o repasse das principais informações sobre o processo de inscrição, que pela primeira vez será totalmente online, no site oficial: www.premioabdiasnascimento.org.br.


À noite, no Sesc-PB, foi o momento da roda de conversa com a jornalista alagoana, sobre “A importância das Cojiras e o comprometimento da mídia com as questões étnicorracias". Atualmente, o Movimento de Jornalistas pela Igualdade Racial é formado por sete coletivos (Cojiras de SP, RJ, DF, AL e PB; Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros do RS; e a Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial da Bahia). Também, teve no debate a discussão sobre as principais linhas de atuação dos coletivos; surgimento da CONAJIRA, compromisso da Fenaj com a temática e o processo de articulação com outros estados; e a parceria com o Movimento Social Negro. 


Troca de informações sobre a mídia e abordagem étnicorracial


Compromisso


O Presidente Sindicato, Rafael Freire, destacou a importância de garantir o compromisso sindical com a democratização da comunicação e os eixos políticos com recorte étnicorracial e gênero. Demonstrou ainda comprometimento para o fortalecimento da COJIRA-PB e ampliar as ações, inclusive, informou que no dia 08 de junho terá reunião de planejamento para o segundo semestre e solicitou a presença dos membros para discutir a integração de agendas, já pensar alguma coisa principalmente para o mês de novembro. 


No encerramento, também foi reforçado o compromisso do Sindicato e integrantes da COJIRA-PB para fazer a passagem em outras redações. “Não é porque a companheira Helciane vai retornar a Alagoas, que a divulgação do prêmio deve parar. Pelo contrário, temos que continuar com o trabalho e marcar outras reuniões como essas, a COJIRA-PB não pode caminhar sozinha, e o sindicato não pode deixar de se envolver nas questões da Cojira”, afirmou Rafael.


Fonte: Cojira-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!