domingo, 5 de maio de 2013

INSS e Associação dos Remanescentes do Quilombo da Comunidade Cruz assinam convênio

Por Assessoria 
 
O gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas, Edgar Barros, assinou, na manhã desta quinta-feira, 2, um convênio com a Associação dos Remanescentes do Quilombo da Comunidade Cruz, situada no município de Delmiro Gouveia. O convênio foi assinado no edifício sede do INSS e visa beneficiar todos os associados, proporcionando mais conforto e comodidade, além de rapidez na execução dos serviços previdenciários.

Diante desse convênio a Associação se compromete a orientar seus associados e respectivos dependentes, em assuntos de natureza previdenciária e a recepcionar a documentação necessária para os pedidos de requerimento dos benefícios de forma que possam ser analisados, requeridos e despachados conclusivamente pelo INSS.  Já ao Instituto cabe a capacitação e o credenciamento de, no mínimo, dois representantes da comunidade, que irão receber informações técnicas para que possam orientar os trabalhadores e, consequentemente, agilizar a concessão dos benefícios.

Alagoas possui 65 comunidades quilombolas reconhecidas. A comunidade Cruz é a única no município de Delmiro Gouveia, dos aproximados 800 habitantes, possui 81 famílias com 256 quilombolas e foi certificada no ano de 2005.  Os habitantes trabalham basicamente na roça, na pesca ou fazem serviços domésticos. Por fazer divisa com o Estado da Bahia e estar à beira do Rio São Francisco, possui um grande potencial turístico, porém pouco explorado.

O INSS possui 75 entidades conveniadas em Alagoas, sendo 64 sindicatos rurais, quatro associações, duas colônias de pescadores e cinco empresas.

A empresa ou o sindicato pode fazer convênio com o INSS, com cinco anos de vigência, podendo ser prorrogado, para processar requerimento de benefício dos seus empregados ou associados, de acordo com o artigo 117 da Lei 8.213. Para isso, é necessário que o interessado tenha organização administrativa e disponibilidade de pessoal para execução dos serviços previstos no acordo. Além disso, deve estar em dia com as contribuições do INSS, FGTS e não estar inscrito como inadimplente no sistema do Governo Federal SIAFI e no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados (CADIN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!