segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alagoas presente na mobilização de combate a mortalidade materna

Por: Helciane Angélica
Integrante da COJIRA-AL, com informações da organização



Acontece amanhã (28.05) em todo o Brasil, uma mobilização pela promoção dos direitos das mulheres. A ação marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Em Alagoas, estão previstas rodas de conversa e panfletagem. Terão atividades nos municípios de Arapiraca (Secretarias da Mulher e Saúde), Campo Alegre (Secretaria Municipal de Saúde), Colônia Leopoldina (Sociedade Espírita Caminho da Luz), Teôtonio Vilela (Secretaria da Mulher e Associação Comunitária de Comunicação e Assistência Social) e em Maceió haverá uma palestra às 14h, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para mulheres do Projeto Mulheres Mil, coordenado por Fátima Viana; também existe o envolvimento do Neab-Ufal e Diretoria de Promoção a Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde. 

"Como toda atividade global, as trocas de informação aumentam e o ganho é da população feminina. Essa mobilização dá visibilidade ao tema e permite que, não só nesse dia, mas durante todo ano o assunto tenha ampla discussão. São discutidos os direitos sexuais e reprodutivos, previstos em nossa Constituição Cidadã, e, dá enfase à principal causa de mortalidade materna que é o atendimento inadequado de gestantes onde 90% de mortes poderiam ser evitadas", destacou a pesquisadora Angela Brito. 

A iniciativa é do Fundo de População da Nações Unidas (UNFPA) em parceria com ativistas e organizações. Nessa data, busca-se refletir e cobrar das autoridades uma maior atenção quanto aos cuidados pré-natais de qualidade, humanizado e não-discriminatório. A mortalidade materna é uma das dez principais causas de morte de mulheres com idade entre 10 e 49 anos no Brasil. Outro dado importante, é que mães adolescentes, indígenas ou negras apresentam um menor percentual de consultas de pré-natal quando comparadas às mães brancas ou àquelas com 20 anos ou mais de idade.

A população também pode participar da mobilização através do twittaço com compartilhamento da hashtag  #mortematernaNÃO. Curta também a página no facebook: http://www.facebook.com/pages/Mobiliza%C3%A7%C3%A3o-pelos-Direitos-das-Mulheres-e-Redu%C3%A7%C3%A3o-da-Morte-Materna/322784791121604.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!