quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Presidente da Fundação Palmares diz que fará reforma meia sola na Serra da Barriga

Por: Carlos Martins - Sociólogo


"Reforma meia sola" foi o que disse o presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira, em entrevista a um telejornal de Alagoas referindo-se a reforma do Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga localizada no município de União dos Palmares.

Como se não bastasse a falta de respeito pelo abandono do Parque, o presidente da Palmares ainda afirma que não fará uma reforma adequada para o Dia da Consciência Negra como se as visitas à Serra da Barriga ocorressem apenas nessa data.

O presidente Elói Ferreira anunciou que empresas serão convidadas, por edital, para trabalharem na reforma completa do parque, entretanto, sem previsão para conclusão.

Não é de agora que as necessidades dessa reforma são urgentes. A inoperância de Elói e sua equipe levou esse importante patrimônio histórico a um estado de calamidade. Certamente pouca coisa do que ainda resta por lá serão aproveitada tendo em vista o estado de podridão e de deterioração em que se encontra.

Como se trata de um empreendimento construído à base de madeira e palhas de palmeiras é necessário que se faça reparações periódicas e até mesmo trocas de material. Sem falar da melhoria da estrada que dá acesso à Serra da Barriga que é motivo de promessas da Palmares em todos os 20 de novembro. Ações que deveriam ter sido feitas desde a inauguração. Infelizmente a Fundação Palmares de Elói Ferreira e equipe não se mostrou competente o suficiente à frente do órgão permitindo que o maior símbolo do Brasil se encontre da forma lamentável que está.

Não sabe a Palmares que a manutenção do parque é uma economia de recursos públicos? Não sabe a Palmares que a Serra da Barriga é o maior símbolo da luta por igualdade? Não sabe a Palmares que é crime destruir patrimônios históricos? E o IPHAN? Onde será que está que se cala diante desse descaso. Como co-responsável pelo abandono deveria mostrar a cara e tomar alguma atitude.

Presidente Elói, aproveite a sua vinda a Alagoas e peça desculpas aos Alagoanos e a todo brasileiro pela má gestão à frente da Fundação Palmares e pelo abandono à Serra da Barriga. Peça desculpas e renuncie ao cargo. Porque de incompetentes e inoperantes a gestão pública não precisa.

Senhora Marta Suplicy, ministra da Cultura, não queira carregar em sua recém iniciada gestão o fardo da má administração. Não permita que seu trabalho tenha como marca registrada a falta de visão administrativa. Não mantenha em sua equipe quem já demonstrou que não tem habilidade em gerir a coisa pública. Não permita que as indicações políticas interfiram em sua tomada de decisões. Faça o que for necessário para que a Fundação Palmares se torne um órgão que respeite a cultura afro-brasileira, afinal, foi pra isso que ela foi criada.

Estamos atentos...


Fonte: Correio de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!