segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Governador de Alagoas é vaiado em lançamento do plano Juventude Viva

Por: Carlos Martins - sociólogo e membro do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas pela Universidade Federal de Alagoas /UFAL.


Foi lançado no Centro de Convenções de Maceió, dia 27 de setembro, o "Plano Juventude Viva" que consiste num conjunto de ações planejadas por vários ministérios do governo federal voltadas ao combate à violência contra a juventude negra. De acordo com o Mapa da Violência no Brasil, a imensa maioria dos jovens que são assassinados em Alagoas é negra. Obviamente não quer dizer que os jovens não negros não serão atendidos pelas ações do plano.

A cerimônia foi marcada por situações que lembram a velha e conservadora prática política arraigada no inconsciente coletivo alagoano. Ao invés de ser um momento de refletir porque Alagoas insistentemente tem se destacado como o estado mais violento do Brasil, porque Maceió é a terceira cidade mais violenta do mundo, ficando atrás de San Pedro Sula, em Honduras, e de Juárez, no México, ou porque a maioria dos jovens assassinados são negros e pobres. No entanto, o que vimos foi o Governo do Estado patrocinando um verdadeiro teatro representado pelas diversas caravanas oriundas de vários municípios que foram ao Teatro Gustavo Leite com a finalidade de demonstrar uma suposta popularidade do governador Teotonio Vilela que, ao ser anunciado pela mestre de cerimônia, levou uma sonora vaia.

O clima eufórico das caravanas se assemelhava às torcidas organizadas. Na medida em que o cerimonial anunciava o nome de seus municípios ou de suas escolas gritavam felizes ao som de apitos e tambores.
Enquanto isso, uma mãe quebrava o clima de festa com seu depoimento lamentando a perda de seu filho. Com voz trêmula pelo choro, amulher exigia providências lembrando a todos os motivos pelos quais estavam ali.

Não bastasse a ridícula recepção patrocinada pelo governador à comitiva de Brasília ainda havia lideranças orientando as pessoas a aplaudi-lo, de pé, quando o mesmo começasse a falar.

Governador Teotonio Vilela, Vossa Excelência sabe que vivemos outros momentos. Não há mais espaços para essas práticas tão nocivas. Já basta a vergonha que o povo de Alagoas tem passado com essa "intervenção" federal. Queremos acreditar que com esse plano e com os 82 milhões que virão de Brasília, Vossa Excelência definitivamente diga pra que veio.

 Estamos atentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!