terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novembro, chegou!


Com o advento do mês de novembro, intensificam-se os debates e programações referentes ao mês da Consciência Negra.

Os veículos de comunicação iniciam a “caça” das notícias com a temática étnicorracial; grupos afros-culturais tentam consolidar o seu espaço nos eventos da época; e os(as) alunos(as) de várias escolas se dedicam em pesquisar as expressões da cultura e história afro-brasileira, em busca do conhecimento que deveria ser valorizado o ano todo. Paralelamente, encontram-se muitos negros e negras em movimento e entidades dos segmentos afros que enfrentam inúmeras dificuldades quanto à falta de infraestrutura e financeira, para continuarem no combate do racismo e toda qualquer forma de preconceitos no cotidiano. 

Para reafirmar a importância dessa luta que é cotidiana e abrange vários setores, a Secretaria de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL) realizará no dia 14 de novembro, às 19h no auditório do Sindicato dos Bancários, a mesa redonda com o tema: “Ser negro/a no Mundo do Trabalho”. A atividade é aberta ao público, e terá como debatedores: o Sociólogo Carlos Martins e Valdice Gomes, Presidenta do Sindicato dos(as) Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal). 

Em relação ao município de União dos Palmares – que tem aperfeiçoado a cada ano suas ações – circulam em blogs de comunicadores locais, que as atividades iniciam nesse fim de semana com o IV Encontro Alagoano de Hip Hop no auditório da Prefeitura. Nos dias 06 a 08, terá a III Mostra Quilombola de Cinema; e no dia 09, a partir das 16h, a Lavagem da Casa de Jorge de Lima, assim como, a celebração da Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz localizada na Praça Basiliano Sarmento. Também estão previstos ao longo do mês, a entrega de Certificados às Entidades, Grupos e Personalidades da Cultura Palmarina; Ciclo de Palestras “O Quilombo dos Palmares Vive!”; II Fórum Alagoano de Capoeira; Solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares e Título de Cidadão Palmarino; e o Circuito de Cine Consciência Negra.

Já o Governo de Alagoas ainda está concluindo a programação e em breve irá divulgar em suas mídias. Enquanto isso, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) mantém a missão de garantir a visibilidade da população afro-alagoana e suas formas de manifestação, e também, se orgulha em completar cinco anos de atuação no próximo dia 24 de novembro. Axé e vamos firmes na luta!


Fonte: Coluna Axé - nº223 - Jornal Tribuna Independente (30.10.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!