terça-feira, 31 de julho de 2012

Formação e a Lei 10.639/03

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), disponibilizou na internet o download gratuito, em PDF, dos quatro volumes da série "Debates e perspectivas para a institucionalização da Lei n° 10.639/2003", que foi desenvolvida pelo Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas.

No material consta as contribuições realizadas pela instituição e a importância da Lei 10.639, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a inclusão da obrigatoriedade do ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira no currículo escolar, dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. O conteúdo programático deve incluir o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

A série apresenta as discussões desenvolvidas nos eventos de lançamento da edição em português da Coleção História Geral da África (HGA), realizados no primeiro semestre de 2011, e traz um rico conteúdo das trocas de experiências entre os expositores nacionais e internacionais. Os eventos são resultados da parceria entre a Representação da Unesco no Brasil, o Ministério da Educação e a Universidade Federal de São Carlos.

São apresentados o mapeamento de necessidades e perspectivas para a implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação sobre relações étnicorraciais, história e cultura africana e afro-brasileira no sistema da educação básica do país e, ainda, foram apresentadas possibilidades de uso da Coleção HGA como um subsídio para a sua efetivação.

E, sem dúvidas, esse é um importante material para a capacitação de professores, pesquisadores e ativistas dos segmentos afros. Vale a pena!



Fonte: Coluna Axé - nº211 - Jornal Tribuna Independente (31.07.12)
Com informações da Ascom da Seppir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!