sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Tradicional bloco dos jornalistas desfila nesta sexta-feira


Filhos da Pauta desse ano vai homenagear o humorista e cantor alagoano Roberto Beckér; bloco será puxado pela banda Conexão Latina



Por: Luana Nunes



Jornalistas, radialistas, relações públicas, estudantes de comunicação e simpatizantes das prévias carnavalesca seguem, até hoje, o desfile do bloco Filhos da Pauta. Desde 1991, profissionais de várias categorias desfilam pelas ruas dos bairros mais nobres de Maceió ao som de marchinhas populares e outras criadas pelos próprios formadores de opinião. O estandarte e as camisas do bloco estampam o símbolo, um jornalista na função de pauteiro, com um jornal e um microfone na mão.

“Não tinha imagem melhor para ilustrar o nome do bloco, que aliando a correria à vida maluca de um jornalista de redação”, brincou um dos idealizadores do bloco e radialista, Marcos Guimarães. Criado por 20 jornalistas de uma só geração, o Filhos da Pauta surgiu a partir de um bate-papo na Casa da Comunicação, no bairro do Prado. Hoje o bloco leva mais de 3 mil pessoas, entre elas os velhos e bons jornalistas das redações de veículos, jornalistas recém-formados e aspirantes pelas ruas da Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá.

De acordo com Marcos, em 2002 o Filhos da Pauta desfilou junto com os blocos Meninos da Albânia, Gela Guela, Caveira, Pó de Giz e Nana Banana em todo o percurso do Maceió Fest, considerado, à época, a maior prévia carnavalesca de Alagoas. Naquele ano, os foliões acompanharam o trio elétrico ao som de orquestras de frevo de Olinda (PE) e músicos de Marechal Deodoro (AL).

A cada ano os idealizadores Plínio Nicácio, Valdice Gomes, Mozart Cintra, Diana Monteiro, Joaldo Cavalcante, Fátima Almeida, Valter Oliveira, Anivaldo Miranda, Marcelo Firmino, José Osmando e o próprio Marcos Guimarães homenageiam um jornalista com atuação marcante nas redações e que não está mais entre nós. Em 2009, eles demonstraram, através de um frevo feito pelo jornalista Ricardo Mota, a admiração pelo radialista Edécio Lopes, falecido em 2008.

“Além de Edécio, já homenageamos os nossos amigos Dênis Agra, Amaury Barbosa, Freitas Neto e Teófilo Lins. A gente criou quatro bonecos gigantes com a caricatura deles e os levamos durante todo o trajeto do Carnaval”, lembrou Marcos. Há 19 anos desfilando pela orla marítima da capital, o bloco Filhos da Pauta foi responsável pela fundação da Liga de Blocos Independente de Maceió.

Carnaval 2010 - O bloco Filhos da Pauta faz parte da programação do Jaraguá Folia, organizado pela Prefeitura municipal, e vai desfilar da Ponta Verde até o Jaraguá, na próxima sexta-feira (5), às 19h. Segundo Marcos Guimarães, o tema deste ano é a composição de um frevo alusivo à exigência do diploma de jornalismo, uma polêmica que há dois anos é pauta nas redações brasileiras, nos sindicatos estaduais e na Federação Nacional da categoria.

O abre-alas do bloco ficará a cargo do novo estandarte produzido sobre o tema em questão. Já a atração do Filhos da Pauta durante o percurso será o desfile de 30 jipes do Estado pertencentes ao Clube dos Jipeiros de Alagoas. O proprietário do jipe mais bem caracterizado e enfeitado será agraciado com um troféu. O bloco, sem corda, será puxado por um trio elétrico ao som da banda Conexão Latina, do maestro Almir Medeiros. A camisa do bloco custa R$ 10 e pode ser adquirida no Sindicato dos Jornalistas, localizado na avenida Assis Chateaubriand, no Prado.

Este ano, a diretoria do bloco Filhos da Pauta vai homenagear o humorista e cantor alagoano Roberto Beckér, com mais um frevo composto por Ricardo Mota. “No próximo ano, o bloco vai completar vinte anos e já prometemos fazer algo diferente e convidativo a todos”, destacou Marcos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!