sábado, 3 de junho de 2017

Maceió terá Mobilização pela Saúde da Mulher Negra



O Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna celebrado no dia 28 de maio, busca chamar a atenção da sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres. Diante da sua importância, várias instituições da sociedade civil e órgãos públicos realizam vários tipos de ações de conscientização.

A morte materna é o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, sendo ocasionado por fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.

As cinco principais causas de morte materna são: Hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto. Infelizmente, a maioria dos casos atingem as mulheres negras devido à falta de qualidade e humanização do atendimento, inclusive, violência obstétrica na hora do parto. 

Com o objetivo de garantir visibilidade à data, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) por meio da Coordenação de Política da Igualdade Racial e a Coordenação da Mulher, realizará nessa terça-feira(6) a “Mobilização pela Saúde da Mulher Negra” no Calçadão do Comércio de Maceió, das 8h às 12h, com aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, teste rápido do pezinho, prevenção ao câncer de mama, prevenção sobre HIV/Aids e assessoria técnica da saúde e jurídica. 

O local também será um ponto de apoio para arrecadação de produtos de higiene pessoal, que serão doados para população de Maceió, que sofreram com as fortes chuvas.

Prestigie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!