quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Doença Falciforme

No dia 27 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, pela Lei Federal Nº 12.104 de 1º de Dezembro de 2009.

É uma doença hereditária originária da África e trazida para as Américas na imigração forçada dos negros escravizados, hoje, é encontrada na Europa, Oriente Médio e regiões da Índia. Provoca a deformação das hemácias (células que dá a cor vermelha ao sangue e tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos) com o formato mutante, semelhante a uma meia lua ou foice tem dificuldade de se locomover nos vasos sanguíneos e possui vida útil limitada.

Os principais sintomas são: anemia, fadiga, fraqueza, palidez, dificuldade de concentração, dores nas articulações e vertigens. Nos casos mais graves, pode causar também hemorragia, descolamento retiniano, priapismo, acidente vascular cerebral, enfarte, calcificações em ossos com dores agudas, insuficiência renal e pulmonar.

Saiba mais no site da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme: http://www.fenafal.wordpress.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!