terça-feira, 26 de abril de 2011

APNs: Novos horizontes

Por: Helciane Angélica

Nos dias 21 a 24 de abril, os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) reunidos na 14ª Assembleia Nacional em São Luis (MA) discutiram sobre as mudanças estatutárias e do Regimento Interno da entidade que possui 28 anos de atuação no país.

A atividade foi realizada no Espaço Oásis – Centro de Oração, Encontros e Cursos, com a presença de observadores, convidados, delegados e delegadas das mais diversas manifestações culturais, idades e crenças religiosas, na sua maioria mulheres. Estiveram presentes representantes dos estados do Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, e foi registrada a ausência dos estados da Bahia e Goiás.

Na programação, teve a palestra “Pertencimento e Resistência Negra” ministrada por Helcias Pereira – Coordenador Nacional de Formação e Conselheiro do CNPIR – referente aos estereótipos sobre o povo negro, a ancestralidade e os conhecimentos desenvolvidos no continente africano, a importância da Imprensa Negra, efeitos do racismo, identidade, consciência negra, militância e ser APN.

Também teve debates sobre o empoderamento negro nos mais diversos setores, grupos de trabalho, além da reunião da Juventude APNs que definiu a programação e detalhes sobre a infra-estrutura do 1º Encontro Nacional da Juventude APNs que acontecerá em julho, na cidade de Campinas (SP). Porém, no último dia de atividades, não ocorreu o passeio ao Quilombo de Alcântara no Domingo de Páscoa devido ao tempo chuvoso.

A principal modificação encontra-se na organização da Coordenação Nacional, e o acréscimo de duas comissões permanentes: “Articulação com as comunidades quilombolas” e “Promoção à saúde e ao idoso”. A partir do segundo semestre de 2012, logo após a assembleia eletiva, passa a valer, oito coordenações: “Coordenador Geral”, “Secretário Geral”, “Coordenador de Finanças” “Comunicação e Mobilização”; “Cultura, Educação, Formação, Pesquisa e Extensão”; “Relação de Gêneros”; “Fé, Política e Diálogo Interreligioso”; “Juventudes” e “Relações Institucionais e Internacionais”.

Conheça mais sobre a entidade no site www.apnsbrasil.org e no twitter @APNs_Brasil.


Fonte: Coluna Axé - nº 147 - jornal Tribuna Independente (26.04.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!