quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Menos de 7% dos brasileiros se declaram pretos, diz IBGE

Pesquisa de 2009 mostra que brancos deixaram de ser maioria






Menos de 7% da população do Brasil se considera negra, segundo a Pnad 2009 (Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar) divulgada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mostra que 13,3 milhões de pessoas - 6,9% do total de 191,7 milhões de brasileiros- responderam ser pretas. Desde 2007, o IBGE observa a diminuição daqueles que se declaram pretos (veja quadro abaixo).

No entanto, se somados os que se consideram de cor preta com os 44,2% que declararam ser pardos, os brancos deixam de ser maioria no país (48,2%), de acordo com a Pnad. Uma pequena parte da população (0,7%) disse ser de origem oriental ou indígenas.

De acordo com o IBGE, as respostas são colhidas de maneira espontânea. São cinco as opções para as pessoas se classificarem quanto à cor: branca, preta, amarela (origem japonesa, chinesa e coreana), parda (pessoas que se declaram mulatas, caboclas, cafuzas, mamelucas ou mestiças de preto com pessoa de outra cor) ou indígena.

Em relação à Pnad de 2004, foi notado um crescimento de dois pontos percentuais na proporção de pessoas que se declararam pardas. Já entre entre as brancas houve redução de três pontos percentuais.

Regionalmente, no Sul do país, os que se declararam brancos correspondiam a 78,5% da população em 2009 e, nas regiões Norte e Nordeste, os pardos eram 71,2% e 62,7%, respectivamente.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!