sábado, 21 de agosto de 2010

Aprovada tese que defende igualdade na imprensa

Por Angélica Basthi*

Foi aprovada nesta quinta-feira (19), no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Porto Alegre (RS), a tese "A mídia contribuindo para uma nação igualitária e o exercício da desconstrução do racismo nos meios de comunicação e no meio sindical", apresentada pelo Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, vinculado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), e subscrita pelas Cojiras.

A tese convoca os jornalistas de todo o país a cumprirem o papel de "promotores da igualdade racial no cotidiano das suas redações e como formadores de opinião". O texto também reitera que as resoluções aprovadas nos congressos anteriores referentes à temática racial sejam implementadas e cobra ainda a realização de um censo etnico-racial pela categoria.

A Cojira-Rio, que também subscreveu a tese, fez um adendo durante a aprovação onde acrescentou ser fundamental "garantir o foco na equidade de gênero com recorte racial em todas as ações e atividades relacionadas à promoção da igualdade racial nas relações de trabalho e na produção de conteúdo jornalístico".

Em seguida, a Cojira-Rio também apoiou a aprovação de outra tese no campo das relações de gênero, intitulada "Mulheres jornalistas lutam contra a violência de gênero, imagem estereotipada e pela democratização na comunicação" e defendida pelo Núcleo de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero, do Sindjors.

Na manhã desta sexta-feira (20), as agências da ONU, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sindicato dos Jornalistas e Cojiras participam da apresentação do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, na qual se prevê, entre outros, a formação de jornalistas nos temas gênero, raça e etnia.

O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que termina neste sábado, está sendo promovido pela Fenaj e reúne cerca de 400 jornalistas profissionais de todo o país.


* Delegada eleita para o Congresso Nacional dos Jornalistas, é integrante da Cojira-Rio, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!