terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Lançamento da Exposição Fotográfica Yalorixás no Século XXI

Fruto da pesquisa fotográfica de Alberto Lima com 21 Yalorixás de Salvador irá presentear a capital baiana com exposição fotográfica e distribuição de calendário inédito com fotos das sacerdotisas para 2010



Na próxima terça-feira (15), às 19h30min, no Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, será lançada a exposição fotográfica Yalorixás no Século XXI do fotógrafo Alberto Lima. A exposição promovida pelo Núcleo Omi-DùDú com apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI, registrou 21 yalorixás de Salvador e região metropolitana em suas respectivas casas de culto. O material coletado foi utilizado na produção de um calendário para 2010 que terá distribuição gratuita em Salvador.


A exposição visa criar espaço de visibilidade para as Sacerdotisas, valorizando suas trajetórias e o fazer religioso. Além das 21 Yalorixás fotografadas, o evento contará com a presença da Secretária Luíza Barros (SEPROMI), da yalorixá Jaciara Ribeiro, além de outras autoridades afro-religiosas, artistas, comunidade negra e adeptos do candomblé.


Durante os 45 dias (15/12/2009 a 31/01/2010), serão realizadas, durante a exposição, atividades de reflexão com debates e palestras sobre a religiosidade de matiz africana. O público será contemplado também com a reinauguração da Sala Luiz Orlando seguido de mostra de filmes afro-religiosos; Performances diversas, mostra de tecidos africanos, desfiles de moda afro, oficinas de estética, entre outras. As performances musicais do Cantor Aluízio Menezes e Portela irão animar os visitantes no evento de abertura.


De acordo com Alberto Lima, a exposição Yalorixás no Século XXI, tem como intuito retratar a importância do matriarcado na religião afro-brasileira. “A partir das fotografias e do calendário, os baianos poderão compreender o papel exercido pelas mulheres de santo”, complementa o fotógrafo que possui um acervo de aproximadamente sete mil imagens relativas à cultura negra e participou da cobertura fotográfica do Mapeamento dos Terreiros de Salvador, além de outras atividades relacionadas ao universo afro-baiano.


SERVIÇO

O quê? Lançamento da Exposição Fotográfica Yalorixás no Século XXI

Quando? Dia 15 de dezembro de 2009 (terça-feira), ás 19hs:30min

Onde? Quadrilátero da Biblioteca dos Barris, Barris - Salvador

Período? Exposição de 15-12-09 à 31 de janeiro de 2010

Mais Informações:

- Alberto Lima (71) 9959-3975 – gingadeangola@yahoo.com.br

- Núcleo Omidùdú (71) 3334-5982/3334-2948

Site: www.nucleoomidudu.org.br

Um comentário:

  1. obrigado por essa iniciativa de mostrar a importância da cultura áfro-brasileira ao povo bahiano, e tambem contribuindo para a quebra da intolerancia religiosa e a endoaculturaçao feita nas escolas e tvs e etc...

    mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!