terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

4º Xangô Rezado Alto

O dia 02 de fevereiro em Alagoas, é dedicado à reflexão e combate da intolerância religiosa.

Há quatro anos foi criado o projeto “Xangô Rezado Alto”, idealizado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), cuja coordenação foi repassada para a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Rede Alagoana de Comunidades Tradicionais de Terreiro.

A atividade faz alusão aos 104 anos do Quebra de Xangô: episódio histórico e violento ocorido em 1912 contra religiosos de matrizes africanas, que tiveram seus terreiros invadidos e destruídos por uma milícia armada denominada Liga dos Republicanos Combatentes, além de perseguições e mortes.

Para chamar a atenção da sociedade, hoje(02.02) terá cortejo e a mostra cultural afro-alagoana a partir das 16hs na Praça Floriano Peixoto (também conhecida como Praça dos Martírios) no centro de Maceió. Sobem ao palco, a Orquestra de Tambores, Banda Afro Zumbi, Grupo Iyá Capoeira, Banda Afro Afoxé, Coletivo Afrocaeté e Afoxé Odô Iyá. Estarão presentes ialorixás, babalorixás, representantes das casas de axé de vários municípios, artistas, lideranças de grupos do Movimento Social Negro, pesquisadores e estudantes.

Esse é mais um importante momento para combater preconceitos e a intolerância religiosa; alertar sobre as formas de opressão e violência que são praticados até hoje contra religiosos de matrizes africanas; e reivindicar o compromisso para as causas da população afrodescendente.


Fonte: Coluna Axé – 377ª edição – Jornal Tribuna Independente (02 a 08/02/16) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!