terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Respeito à religião afro

O dia 08 de dezembro em Maceió é um dia de luta e reflexão. Caravanas de religiosos de matrizes africanas de várias casas de axé homenageiam e prestam oferendas à Iemanjá, a grande mãe e senhora das águas. Iemanjá é um nome derivado de três outras palavras do dialeto africano iorubá: yèyé (mãe), omo (filha) e ejá (peixe). É o orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, é a matriarca do panteão afro sagrado.

A data também é estratégica para promover a reflexão da sociedade sobre o direto constitucional pela liberdade de culto, o combate à intolerância religiosa e a luta pelo respeito às manifestações afroculturais.

Nessa data, terá uma carreata pelas principais ruas da capital alagoana. A concentração será às 14h, em frente ao Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB) – Rua São Pedro, nº10, Village Campestre 2 – com destino final na Praça Multieventos. Os interessados em participar ou obter mais informações sobre a carreata, entrar em contato pelo número (82) 99627-5966.

Na praça localizada na praia da Pajuçara em Maceió, a partir das 13h, terá a Festa das Águas. A programação que valoriza a história e cultura afroalagoana terá a apresentação com a banda afro Zumbi, Civilização Negra (Escola de Samba Girassol), Orquestra de Tambores de Alagoas, Afoxé Odô Iyá (Casa de Iemanjá), Coletivo AfroCaeté, Xirê - Ilê Axé Legionirê Nito Xoroquê, Afro Afoxé, Rogério Dyas e a Trincheira, Segura o Coco, Afoxé Ofaomin (Ilê Axé Ofaomin), Afoxé Oju Omin Omorewá, Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé), Maracatodos, Ara Funfun/ Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara), Afoxé Povo de Exu (Ilê Axé Legionirê Nito Xoroquê), e uma grande Roda de Samba coordenado pelos religiosos de matriz africana.

Esse é um momento de celebração, em respeito à ancestralidade e onde deve ser propagado a paz! Axé!


Fonte: Coluna Axé – 369ª edição – Jornal Tribuna Independente (01 a 07/12/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!