segunda-feira, 11 de junho de 2012

AL participa da Rádio Cúpula dos Povos na Rio + 20

A presidenta do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), Valdice Gomes, que estará participando da Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Rcial (Cnpiir) faz parte da equipe de mulheres comunicadoras responsáveis pela Rádio Planeta Lilás. Trata-se do um programa feminista a ser transmitido pela Rádio Cúpula dos Povos, que fará a cobertura online da Cúpula dos Povos, diretamente do Aterro do Flamengo, entre os dias 15 e 23 de junho.

Segundo informou Valdice, a Rádio Cúpula dos Povos está sendo construída coletivamente, com a ajuda de radialistas, jornalistas e comunicadores de diferentes lugares e movimentos sociais; emissoras comunitárias, livres e educativas, com o objetivo de traduzir a participação de todos os movimentos de todas as línguas e sotaques. Textos, vídeos e áudios com as temáticas da Rio+20 serão recebidos pela rádio e transmitidos para o mundo.

 O movimento de mulheres, por exemplo, reunirá diversas contribuições para tratar dos seus temas relacionados às lutas por justiça social e ambiental. Um dos assuntos será a luta para impedir a mercantilização da vida e para a defesa dos bens comuns. O direito à comunicação, indispensável para a justiça social e ambiental, também será debatido na rádio, entre outros temas como saúde da mulher, consumismo, soberania alimentar, catadoras de recicláveis, sempre fazendo também o recorte racial.

As feministas garantiram duas horas diárias na programação da Rádio, das 17h às 19hs, e já estão fechando sua programação. Coordenadas pela radialista Denise Viola, da Rede de Mulheres em Comunicação e da AMARC Brasil, as comunicadoras feministas têm se reunido via web para discutir a programação e a ocupação do espaço radiofônico da Cúpula. Participam dessa iniciativa: Rede Mulher e Mídia, Articulação de Mulheres Brasileiras, WIEGO – Mulheres e Emprego Informal e Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) de Alagoas e do Rio de Janeiro.


Fonte: Cojira-AL/Sindjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!