sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Orquestra de Tambores de Alagoas participa de evento paraibano

A Orquestra de Tambores de Alagoas fará o encerramento das apresentações de palco do 4º Dia Percussivo “Festival Paraíba Percussiva” na Cidade de João Pessoa. A Orquestra foi selecionada juntamente com outros Grupos de percussão do Nordeste para participar deste que é um dos mais importantes eventos relacionado ao tema no Brasil, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro.

O evento que se iniciou 2007, e tem como objetivo principal realizar uma mostra artística e acadêmica de música para troca de informações, na área de percussão erudita, percussão popular, bateria e afins na cidade de João Pessoa, além de promover um espaço que possa divulgar a produção na área, nas suas múltiplas possibilidades.

O Projeto foi aprovado em 2010, segundo o Fundo Municipal de Cultura (FMC) do Município de João Pessoa para execução no ano de 2011. O evento, que é de natureza educativa, social e cultural, promoverá gratuitamente diversas atividades como 24 apresentações artísticas dos estados de Pernambuco, Rio grande do Norte, Paraíba e Alagoas, 10 seminários; 3º Concurso de Percussão Odair Salgueiro, 13 Oficinas, 4 palestras, 2ª Mostra de Vídeos de Música Percussiva, 2ª EIPAP (Exposição de Instrumentos de Percussão de Artistas Paraibanos), Além da Homenagem a Manoel Serafim – in memória, artista que foi percussionista de Jakson do Pandeiro.O evento mobilizará a comunidade artística bem como professores e alunos de música, amadores e profissionais da área, no intuito de promover a formação de plateias.

A orquestra de tambores ao ser contemplada nesta seleção cuidou de viabilizar recursos para efetivar a sua ida para o evento, uma vez que o mesmo não disponibiliza transporte interestadual dos grupos, foi aí então que a Orquestra resolveu enviar projeto para o Edital de N. 1/2011 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, no qual também foi selecionada e contemplada com a concessão de recursos para o transporte dos Músicos, instrumentos e estadia no local do referido evento.

Os Tambores contam ainda com o Apoio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, portanto o grupo viajará a João pessoa no próximo dia 01 de outubro para participar do Paraíba Percussiva 2011 representando Alagoas em mais um evento de peso para o desenvolvimento e afirmação da Cultura Brasileira.




Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!