segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Museu Cultura Periférica participa da 5ª Primavera dos Museus


Em outubro de 2009 o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano - Quilombo recebeu a visita de dois integrantes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, que trouxeram uma proposta de criar no bairro do Jacintinho um Ponto de Memória. Esse projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e o Programa Nacional de Segurança Cidadã (PRONASCI) e o Ministério da Cultura. A idéia foi aceita e ampliada, pois, inicialmente a proposta era de apenas a história do bairro do Jacintinho ser contada, porém compreendendo a necessidade de parceria e a construção coletiva, convidamos alguns grupos parceiros para fazerem parte desse projeto. Hoje o Museu Cultura Periférica tem em seu Conselho representantes do Núcleo Cultural da Zona Sul, Posse Atitude Periférica, Posse Guerreiros Quilombolas, Instituto do Desenvolvimento e Assistência Social Beneficente em Defesa das Mulheres e Crianças do Jacintinho (IDASMUC), Coco de roda Xameguinho, Associação dos Moradores da Vila Emater e a Associação dos Moradores de Jaraguá (AMAJAR). Isso implicou em contar as histórias dos demais grupos, ou seja, do Movimento Cultural Periférico de Maceió.

O Museu ainda não tem sede, mas está em negociação com a prefeitura. Ele já existe virtualmente e está construindo o seu inventário participativo para fazer o lançamento oficial do mesmo em março de 2012. Apesar de ainda não está com sua estrutura montada já vem desenvolvendo ações em momentos pontuais, uma delas é a participação na 5ª Primavera dos Museus.


Em sintonia com o tema Mulheres, Museus e Memórias, o Ponto de Memória do Jacintinho - Museu Cultura Periférica vai realizar na 5ª Primavera de Museus uma roda de memória feminina, além de outras ações temáticas, que vão desde capoeira, hip hop a debates sobre políticas de gênero. A proposta da roda é reunir moradoras de diferentes gerações para narrar histórias e memórias relacionadas à comunidade, bem como registrar a memória local a partir da perspectiva feminina.

Viviane Rodrigues
Consultora do Museu Cultura Periférica (Ponto de Memória do Jacintinho)
(82) 8843-9311
vi_magnifica@hotmail.com
www.museuculturaperiferica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!