quinta-feira, 23 de abril de 2009

União dos Palmares sedia conferência sobre igualdade racial


Evento, que acontece nesta quinta-feira, é mais uma etapa para encontro estadual; reuniões vão discutir os avanços e desafios das políticas públicas de inclusão


A II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial irá realizar sua segunda regional nesta quinta-feira (23), na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, em União dos Palmares, até às 18h, com o objetivo de promover diálogos entre a sociedade civil e as prefeituras sobre os avanços e desafios das políticas públicas da igualdade racial.

O evento é voltado ao público afrodescendente, praticante de religiões de matriz africana, indígenas, quilombolas, ciganos, judeus, palestinos, juventude negra, gestores públicos, parlamentares, além de outros agentes de organizações da sociedade civil vinculadas ao tema. As regionais têm o papel de reunir o poder público, sociedade civil, organizações não-governamentais e segmentos mais vulneráveis para definirem propostas e ideias que servirão como base de discussão para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que vai acontecer em Maceió, no dia 21 de maio.

Participarão da Conferência Regional de União dos Palmares 29 municípios circunvizinhos, que irão debater temas como gênero e raça, juventude negra e segurança pública, educação e saúde, trabalho, emprego e renda, questões indígenas, ciganas e políticas quilombolas, e intolerância religiosa.

Durante o evento, serão realizadas palestras sobre: “Análise da Realidade Brasileira a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade e o Compartilhamento da Agenda Nacional com o Plano de Ação de Durban”, ministrada pelo prof. Zezito de Araújo; “Gestão Pública, Participação e Controle Social: Compartilhando o Poder de Decisão”, com a profª. Ana Cláudia Laurindo; “Análise do Impacto das Políticas Implementadas, para além Fronteiras, como Destaque na Área das Relações Internacionais, para os protocolos Firmados com os Países do Continente Africano”, ministrado pela coordenadora do projeto Raízes de África, Arisia Barros, e pelo jornalista Ismael Tcham.

Ainda durante o encontro, serão eleitos os delegados que irão participar da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que tem como tema central “Avanços e Desafios Étnico-Raciais”. O evento no dia 21 de maio, em Maceió, servirá para estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano Estadual e avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, incluindo princípios e diretrizes aprovados na I Conferência Estadual e Nacional de Promoção, que aconteceu em Alagoas em fevereiro de 2005.

A Conferência regional de União é promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos com o apoio da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Educação de União dos Palmares.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!