segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mostra fotográfica reúne trabalho dos Jovens da Vila Emater II


Nesta terça-feira, dia 28, a partir das 16h, fotografias com a realidade das crianças, a esperança estampada em sorrisos, o olhar estendido sobre as paisagens de Marechal Deodoro e as lagoas e, sobretudo, histórias de vidas dos Jovens da Comunidade da Vila Emater II retratadas em suas pequenas nuances, ocupam o salão principal do Museu Palácio Floriano Peixoto, na Praça dos Martírios.

A exposição “Quem Somos Nós” é resultado das Oficinas de Fotografia do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila, desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb). Os autores são jovens 12 jovens oriundos da Vila Emater, Jacarecica, localizada no entorno do lixão de Maceió.

O trabalho foi realizado em quatro etapas, entre os anos 2006 e 2007, pela fotógrafa Maria Rita Toledo Piza com o objetivo de estimular a percepção do ambiente, valorizando a própria experiência de vida; desenvolver a auto-estima dos moradores através da observação e reconhecimento da própria realidade; proporcionar formação para o trabalho por meio da experiência na área da fotografia.

Diante do processo de desativação do lixão e da luta histórica da comunidade pela regularização fundiária, esses jovens assumem a missão de mobilizar os moradores pela implantação de políticas públicas que dêem respostas aos anseios da comunidade, pelo direito à moradia e trabalho dignos, pela inclusão social dos catadores com inserção produtiva no sistema de gestão dos resíduos sólidos.

“A exposição retrata passo a passo a iniciação na arte de fotografar, da arte de viver apesar das dificuldades, o jeito de ser dos Guerreiros da Vila e convida os cidadãos de Maceió à reflexão e a agir em favor de que justiça ambiental se constitua em condição essencial para a paz e para o estabelecimento de relações sustentáveis na vida em sociedade e com a natureza”, afirma Ana Lúcia Ferraz de Menezes, coordenadora do Ceasb.


Programação


A abertura da exposição contará com a participação da banda de música Guerreiros da Vila, composta pelos jovens da Vila Emater II. A mostra fotográfica será dividida em três etapas.

A primeira será composta pela exposição dos estandes com as fotos e com painéis com textos em cordel produzidos pelos jovens. Num segundo momento haverá sessões de cinema com exibição do documentário “A História das Coisas, de Annie Leonard”. O filme trata dos problemas sociais e alerta para a criação de um mundo mais sustentável. E por fim serão comercializados os produtos confeccionados pelas alunas do Núcleo de Corte e Costura, como bolsas ecológicas, bonequinhas de pano guerreirinhas fuxiqueiras e panos de prato.


Ponto de Cultura


A proposta do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila tem origem no trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) em convênio com o Ministério da Cultura - Programa Cultura Viva. O projeto tem como foco a inclusão de crianças, adolescentes e jovens na escola e transformação das condições de vida das famílias da Vila Emater.

Dados da Exposição:
Quem Somos Nós - Fotografias dos Jovens Guerreiros da Vila
Realização: Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu – projeto Ponto de Cultura Guerreiros da Vila.
Núcleo de Fotografia do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila.
Coordenação e curadoria: Maria Rita Toledo Piza
Montagem: Beto Normande
Projeto Gráfico: Juarez Cavalcanti
Apoio: UNICEF, MINC – Programa Cultura Vila.

Serviço
O quê- Exposição Fotográfica - Quem Somos Nós
Abertura: 28 de abril, às 16h.
Período: 28 de abril a 25 de maio de 2009
Onde: Salão do Museu Palácio Floriano Peixoto
Hora: segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábados, domingos e feriados das 13h às 17h
Contato: Visitas agendadas: 3315 7874 / mupa.alagoas@gmail.com
Entrada Franca.


Fonte: Cibelle Araújo - Assessora de Imprensa do CEASB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!