terça-feira, 11 de outubro de 2016

Semana da criança

O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – considera criança a pessoa até doze anos de idade. E de acordo com o Art. 4º, todos têm o compromisso com o bem estar das crianças: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

No Brasil, o dia das crianças é celebrado no dia 12 de outubro, com a realização de várias ações lúdicas em escolas, parques públicos, praças, igrejas, centros comerciais, dentre outros locais. Em Maceió/AL, para comemorar o mês dedicado ao público infantil, além das praias tem muitas programações gratuitas e que vale a pena levar os/as pequenos/as.

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos terá uma programação especial nos dias 17 a 21 de outubro, com atividades que visam garantir diversão e estimular o hábito da leitura, por meio da Biblio Tour Infantil, contações de histórias e recreação – com os grupos Ciranda de Histórias, Biblio Encanta e Trupe Navegantes. Para mais informações e o agendamento de visitação pelo telefone: (82) 3315-7877.

O Maceió Shopping no dia 12 de outubro, a partir das 17h, terá uma edição do projeto Diversão de Sol a Sol que reunirá a banda Cazuadinha, Pepa Pig, Frozen e o Mágico Anthony. Também tem o espaço da Liga da Justiça, na Praça Central, com videogames, fantasias de super-herois, telas exibindo episódios, além de desafios surpresa para deixar a diversão ainda mais legal. A atração funciona das 14h às 20h, e é dedicada a faixa etária entre 3 a 12 anos. Em frente à loja Renner, o público confere a exposição #PequenosNotáveis, uma homenagem às meninas e meninos alagoanos que se destacam nas redes sociais.

Nas grotas e comunidades carentes, grupos religiosos e organizações não governamentais realizarão brincadeiras e a doação de brinquedos. É o caso da Associação Cultural Ginga Brasil Capoeira (coordenada pelo Mestre Bode) que fará a festa das crianças no Conjunto Virgem dos Pobres II no bairro do Benedito Bentes, a partir das 14h em frente ao Batalhão da Polícia Militar, e contará com apresentações culturais e roda de capoeira.

Toda criança, independente de classe social, cor e religião tem o direito de ser feliz!


Fonte: Coluna Axé – 412ª edição – Jornal Tribuna Independente (11 a 17/10/16) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!