segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Outubro rosa: Programação em Maceió

O Outubro Rosa é o mês dedicado à luta contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A campanha mundial nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos, para estimular a participação da população no controle da doença.

O câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio, e a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. Os sinais e sintomas são variáveis: nódulo único endurecido; inchaço e vermelhidão da pele; inversão do mamilo; saída de secreção dos mamilos; inchaço do braço; dor na mama ou mamilo; dentre outros.

No Brasil, diversas instituições públicas e privadas promovem ações de conscientização, porém, é preciso que esse conhecimento e o exame de mamografia seja acessível para todas as mulheres, especialmente, àquelas que residem nas periferias e comunidades tradicionais.

No dia 17 de outubro, terá ação social no calçadão do comércio (Avaliação do IMC, HAS, Glicemia, corte de cabelo) promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupo Renascer, Sesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se concentrará na sensibilização de acadêmicos de Enfermagem sobre as principais estratégias de identificação do câncer de mama e palestras para profissionais que atuam no Serviço Único de Saúde (SUS).

Oficina de turbantes

De 17 a 22 de outubro, também terá na Uninassau Farol a Semana de Oficinas Profissionalizantes em alusão ao Outubro Rosa. No dia 19 de outubro, a partir das 8h30, ocorrerá a oficina de lindos lenços e turbantes com a turbanteira alagoana Lucélia Tayná Silva (foto), que contribuirá para a autoestima das mulheres. A alagoana de 21 anos, é Ekedy confirmada por Iemanjá Ogunté, dançarina do Afoxé Odô Iyá e rainha da banda Afro Zumbi, diretora do Àbúrò N’ilè (Juventude de Terreiro de Alagoas) e trabalha com oficinas de dança e turbantes. O evento é coordenado pela professora Kelly Nascimento e é totalmente gratuito. Mais informações na página Ligas Acadêmicas Nassau no facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!