terça-feira, 4 de outubro de 2016

Centro de valorização cultural

A população alagoana e os diversos segmentos da cultura terão mais um amplo espaço de integração e valorização das manifestações socioculturais. Em breve, algumas instalações do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – localizado no bairro do centro em Maceió – estarão disponíveis para atender a atividades às sextas, sábados e domingos.

De acordo com as informações divulgadas no site da instituição de ensino, a proposta é abrir uma agenda permanente para projetos da própria Universidade, como também, para a execução de projetos externos. O anúncio foi realizado no dia 30 de setembro, durante reunião ordinária do Fórum Integrado de Arte e Cultura da Ufal.

Para o diretor do Espaço Cultural e coordenador de Assuntos Culturais, Ivanildo Piccoli, estão sendo preparados espaços multiusos. “Teremos a Sala Preta, que está sendo reformada e atenderá às demandas dos cursos de Artes e, nos fins de semana, vai estar disponível para performances, espetáculos e outras ações internas e externas; Também vamos contar com a Sala da Camerata e uma de multimeios para teleconferência, exibição de filmes e demais atividades relacionadas. Esperamos que até o final deste ano, consigamos entregar esses ambientes”, disse. Já a diretora do Museu Théo Brandão, Nadir Nóbrega, colocou as instalações do prédio (auditório e do pátio externo) à disposição para agendas de eventos e apresentações dos cursos de Artes.

Entre os temas da pauta definida, Piccoli reforçou a necessidade dos equipamentos culturais montarem uma agenda unificada para dar mais visibilidade às ações realizadas e para que a comunidade universitária e a sociedade em geral tomem conhecimento do que está sendo produzido. Também foi defendido a discussão e o planejamento das ações para 2017, incluindo os 200 anos de emancipação política de Alagoas e a proposta de criação de cursos livres de artes no Espaço Cultural.

Sem dúvidas, esse é um grande avanço, um novo espaço de entretenimento e extensão acadêmica! A iniciativa contribuirá para o intercâmbio de experiências, integração dos grupos locais e o fortalecimento da cultura alagoana. 


(Com informações da Ascom/Ufal)
Fonte: Coluna Axé – 411ª edição – Jornal Tribuna Independente (04 a 10/10/16) / COLUNA AXÉ / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!