terça-feira, 3 de novembro de 2015

10º Seminário Negritude e Resistência da Uneal acontece em novembro

Evento terá palestras, atividades culturais e cortejo em Arapiraca 

 
10º Seminário Negritude e Resistência da Uneal acontece em novembro 
Foto: Ascom Uneal (Arquivo) 

 
Carlos Alberto Jr.


Em novembro comemora-se no Brasil o Mês da Consciência Negra. No âmbito da Universidade Estadual de Alagoas, a temática ganhou espaço há exatos 10 anos, com a realização da primeira edição do Seminário Negritude e Resistência. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 16 e 18 próximos, em Arapiraca.

Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), o seminário tem como finalidade principal promover o debate e intercâmbio de questões envolvendo as culturas de matriz africana no Brasil e em Alagoas. A iniciativa pioneira tornou-se ao longo desses 10 anos, a mais importante do interior do Estado e uma das mais conceituadas da região Nordeste.

Nesses 10 anos, o Seminário Negritude e Resistência já recebeu verdadeiros ícones da questão negra contemporânea no Brasil, como ministros de Estado e pensadores. O coordenador do Neab/Uneal, professor Clébio Correia de Araújo, pontua que o evento é uma referência para os movimentos sociais negros.

“Temos orgulho de ter aberto espaço para a temática negra dentro e fora da Uneal. Conseguimos dar abertura para religiosos, capoeiristas, quilombolas de Arapiraca e de outras localidades. Antes da realização do seminário, essas questões não eram debatidas na Universidade”, destacou o coordenador.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
Neste ano, o 10º Seminário Negritude e Resistência terá uma programação diversificada. No dia 18, por exemplo, haverá um cortejo contra a intolerância racial em Arapiraca que irá percorrer ruas centrais da cidade, com saída da Feira de Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Ceci Cunha.

Na abertura que acontecerá no Auditório Dona Bezinha, em Arapiraca, a partir das 19 horas, haverá a palestra “Negro, Cultura e Poder”, com o antropólogo social pela Universidade de São Paulo (USP), Jocélio Teles, que atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. O estudioso também é coordenador o Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA e edita a revista “Afro-Ásia”.

No dia 17, nos mesmos local e horário, a Doutora em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Djamila Ribeiro fará a palestra “Feminismo Negro e Intolerância Religiosa”. A também blogueira, é a maior referência atual na temática negra no Brasil.

A programação ainda consta das participações da pesquisadora pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Mônica Carvalho, e do estudioso carioca e representante do Movimento de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Marcelo Monteiro.

Além das palestras, na parte cultural, haverá apresentações de diversos grupos culturais, como o Inaê, no dia 16; Arte Brasil de Capoeira, dia 17 e, encerrando, na última noite, o Afoxé Povo de Exu. 


Fonte: Ascom Uneal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!