sábado, 14 de novembro de 2015

Maceió abre a programação do mês da Consciência Negra do herói nacional Zumbi dos Palmares






Memória, Consciência e Patrimônio de Resistência


Na quarta-feira (11), ocorreu a abertura do mês da Consciência Negra, com a Festa de Ijexá em Maceió. De forma inédita, a Fundação Cultural Palmares (FCP); gestores; artistas; fazedores da cultura e o movimento negro, definiram a programação, que consta de Seminários, palestras, rodas de conversa, lançamento de livro, oficinas de literatura, contação de história; teatro; break; feira de artesanatos, apresentações culturais. O objetivo é reverenciar a memória do líder e herói nacional Zumbi dos Palmares, debater ações para a revitalização do Parque Memorial da Serra da Barriga, o primeiro território de resistência cultural Afro-brasileira no País.

Além do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, participam o Governador de Alagoas, Renan Filho; a presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu; representante do Ministério do Turismo, da Universidade de Alagoas; o Prefeito de União dos Palmares, Eduardo Pedrosa; o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura/MinC, Carlos Beyrodt Paiva Neto e Elida Miranda, representante Regional da Fundação Palmares no estado; artistas, fazedores da cultura negra, afro-brasileira, representantes das comunidades tradicionais de matriz africana, quilombolas e indígenas.

Homenagens ao líder e herói nacional Zumbi dos Palmares

A partir das 8h30 da sexta-feira (20), no Parque Memorial da Serra da Barriga, acontece a posse dos membros do Conselho Curador; coroação do Busto de Zumbi; reverência à ancestralidade de matriz africana; cortejo das Yabás e o lançamento da Campanha “Filhos do Brasil”, em defesa e garantia da liberdade religiosa e contra a intolerância, com a participação de artistas, personalidades públicas e lideranças de várias denominações religiosas, credos, ateus e agnósticos.

O Conselho Curador

O Ministro da Cultura nomeou os membros do Conselho Curador, que será presidido pela presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, por um mandato de três anos; composto pelos representantes da cultura Afro-brasileira, Maria Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella de Oxóssi); Ivo Fonseca Silva; Giane Vargas Escobar; Jeferson Rodrigues de Rezende; Nelson Inocêncio; Jorge Coutinho;; indígena, Welton Jhon Oliveira Suruir; do governo, Gabriel de Carvalho Sampaio, Emília Maria Ribeiro Curi e Rodrigo Ednilson de Jesus.

Programas e ações para comunidades quilombolas

Um protocolo de intensões com a Google Earth Solidário possibilitará o georreferenciamento das 2.607 comunidades tradicionais quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. Possibilitando mapear e divulgar as manifestações culturais e de sustentabilidade. Esta parceria desenvolverá um aplicativo desenvolvimento de um aplicativo, onde o envolvimento da juventude com os quilombolas tradicionais, constituirá novos disseminadores da transmissão oral.

Potencializar o Turismo Cultural Étnico

As 9h da quarta-feira (18), uma visita guiada à Serra da Barriga, dá início ao Seminário “O Turismo Cultural Étnico sob a perspectiva da Economia da Cultura”, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares; o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria Extraordinária do Desenvolvimento Econômico (Sedet), com o apoio do Ministério do Turismo.

O Seminário acontece durante todo dia, no auditório da secretaria de educação de União dos Palmares. O Programa Turismo Cultural Étnico, faz parte de uma das metas do Plano Nacional de Cultura, consiste no reconhecimento; na valorização; promoção e na difusão das artes e expressões culturais afro-brasileiras, urbana e de periferia; proteção das comunidades tradicionais quilombolas, de matriz africana e indígena; e o fomento para a economia da cultura e audiovisual. Um das metas será um estudo sobre possíveis intervenções junto ao Parque Nacional Serra da Barriga; ciar um Catálogo com Selo de Reconhecimento de Territórios como espaços de resistência e referência da cultura Afro-brasileira.

Capoeira Patrimônio Cultural e Imaterial brasileiro

Na quinta-feira (19), acontece o Encontro Preparatório para o Seminário Internacional da Capoeira; reunião e Posse do Grupo de Trabalho Ministerial da Capoeira. Com objetivo de deliberar sobre a elaboração do Plano de Ações para a Capoeira 2016/2019; organizar e realizar o Seminário Internacional da Capoeira, em 2016.

O GT é composto por representantes do sistema MinC; FCP; IPHAN; SE; SPC; SEFIC; SCDC e SEFAC; 15 integrantes de Conselhos Estaduais de Salvaguarda da Capoeira, (Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo); 01 integrante do CNPC; 01 integrante do Colegiado Setorial de Cultura Afro-brasileira; 03 integrantes indicados pelo IPHAN; 03 indicações do Gabinete do Ministro, além de 12 integrantes dos estados que não possuem Conselho Estadual de Salvaguarda, indicados pela FCP (Amazonas, Acre, Maranhão, Tocantins, Brasília, Sergipe, Rondônia, Pernambuco, Paraíba Goiás e São Paulo). O Seminário acontece durante todo dia, no auditório da secretaria de educação de União dos Palmares.

Juventude Negra e Cultura

A partir das 9h da quinta-feira (19), acontece a roda de conversa “Juventude e Cultura Afro-brasileira com forças de transformação”, com a participação de Valdice Gomes, presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas (Conepir); Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional Brasil, especialista e militante do campo dos direitos humanos, justiça social e segurança pública, com ênfase nos temas raciais; Flávia Oliveira, colunista na Editoria Sociedade do jornal "O Globo" e comentarista do "Estúdio i", telejornal da "GloboNews"; Dudu de Morro Agudo, rapper, produtor cultural e empreendedor; Fávio Renegado e o deputado federal Paulão (PT), relator da CPI do extermínio da juventude negra e pobre. A atividade acontece no Colégio Fantástico, Rua Afra Pereira Lima, em Maceió.

Seminário Afro-Internacional

Dando continuidade no sábado (21), o Seminário Afro Internacional: O universo das palavras pretas, culturas e ancestralidade; casamento Quilombola em Santana do Mundaú; festa na Comunidade Quilombola em Poço do Sal, Pão de Açúcar; nos dias 27, 28 e 29, o Projeto Viva Zumbi dos Palmares e Mumbaça Cultural.

Valorizando artistas negros e grupos da cultura Afro-brasileira

Mais de 40 atrações, entre artistas e grupos locais, Airê Orum; Afoxé Ofá Omin; Grupo Ganga Zumba; Posse Atitude Periférica; Civilização Negra; Nação Palmares; Reggae Muquém; Coco de Roda Alto do Cruzeiro; Love Jah; Coletivo Maracatod@s; Povo de Exu; Maracatu Raízes da Tradição; Afro Dorá Aiyê; Tiago Correia; França do Reggae; Ilê Dandara; Capoeira Quilombo dos Palmares; Maracatu Baque Alagoano; Rogério Dias; Orquestra de Tambores; Raízes de Zumbi; Um Reino Chamado Muquém; Afro Gurgumba; Time da Quebra; Luana e 7 Flechas; Gustavo Gomes; Afro Zumbi; Coletivo Afro Caeté; União de Mc’s; Banda Afro Afoxé; Ara Fum-Fum; Zeza do Coco; Igbonan Rocha; Mel Nascimento; Janaína Martins; Coco de Roda Muquém; Samba de Coco Muquém; Dança Afro Muquém; Afro Nação Dandara; Afoxé Ofá Omin; Grupo Ganga Zumba; Posse Atitude Periférica; Civilização Negra; Nação Palmares; Vibrações; Os Crespos; Flávio Renegado e Mart´nália.


Observação: Credenciamento dos veículos para cobertura e entrevistas:

             ascom@palmares.gov.br
(61) 3424-0165 | 9831-0215
Assessoria de Comunicação


FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES/MinC
Fone: (61) 3424-0165 | 9831-0215
twitter.com/PalmaresGovBr
facebook.com/PalmaresGovBr
flickr.com/photos/culturanegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!