quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Vereadora Fátima Santiago homenageará grupos culturais afro-alagoanos

Sessão solene acontece na próxima segunda-feira (23), no plenário da Câmara Municipal


Em sessão solene, às 9h da próxima segunda-feira (23.11), no plenário da Câmara Municipal de Maceió, a Vereadora Fátima Santiago (PP), entregará as comendas Dandara e Zumbi dos Palmares, ao grupo Afoxé Oju Omim Omorewá e a Banda Afro Mandela, respectivamente. 

A honraria é concedida pelos trabalhos desenvolvidos em prol da igualdade racial e pela luta em defesa de políticas públicas que dignificam a população afro-alagoana. Na ocasião, a parlamentar também concederá o título de cidadão honorário de Maceió ao bailarino, coreógrafo, professor de dança e arte educador, Eduardo Xavier dos Passos.

A vereadora afirma que as honrarias são concedidas as pessoas e entidades que realizam relevantes trabalhos ou se destacam no combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito. “Uma das melhores formas de vencermos o preconceito é buscarmos exemplo de pessoas na sociedade. Pessoas que buscam a defesa da vida, sem olhar para cor, sexo, religião. Este é o caso dos nossos homenageados”, argumenta.


Sobre os homenageados:

Comenda Dandara - Grupo Afoxé Oju Omim Omorewá

Fundado em 2003 no bairro do Jacintinho, o Oju Omim Omorewá (que significa “olhos d’água dos filhos da beleza”), é coordenado por Nany Moreno e Isabel Caetano. Formado por adolescentes de comunidades, o grupo tem um trabalho social através da realização de oficinas de percussão, maquiagem e costura, além da confecção de bijuterias e colares africanos, alfaias (tambores) e oficinas de cabelos-afro como trançados e outros.

Comenda Zumbi dos Palmares – Banda Afro Mandela

A Banda Afro Mandela é um ícone no segmento afro cultural do Estado de Alagoas. Ao longo das quase três décadas de trajetória, o grupo tem agregado pessoas de várias gerações, que através da dança, canto, percussão e música, desenvolveram o seu pertencimento étnico. Promove à inclusão social de crianças e adolescentes carentes, além de estimular a integração sociocultural entre lideranças do Movimento Social Negro.

Título de Cidadão Honorário de Maceió – Professor Eduardo Passos

Nascido em Minas Gerais, Eduardo Passos mudou para Maceió em 1985.  Bailarino, coreógrafo, professor de dança e arte educador, atualmente ele ensina dança afro e expressão corporal, no Centro de Belas Artes de Alagoas (CENARTE), instituição vinculada a Secretaria da Cultura do Estado de Alagoas. Em 2010, foi o vencedor do I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras na categoria “dança região nordeste”, com o Projeto Dança Afro-Brasileira nas Escolas. 


Fonte: Ascom - Vereadora Fátima Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!