sábado, 16 de agosto de 2014

Semed promove seminário para discutir diversidade étnico-racial


O Núcleo sobre Diversidade Étnico-Racial (Neder), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove no dia 19 o IV seminário voltado para o segmento. Intitulado Desafios e Conquistas das Comunidades Indígenas em Alagoas e dos Afrodescendentes a partir da Conferência de Durban. O evento ocorre durante toda a manhã no auditório Paulo Freire, na Semed. A programação deve reunir educadores de todas as escolas da rede da Secretaria, bem como de pessoas ligadas à temática.

O objetivo é fomentar e direcionar as ações a serem realizadas nas escolas da rede municipal de ensino de Maceió, garantindo a implantação e implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 por meio de políticas pedagógicas voltadas para a reorientação curricular a partir do reconhecimento das raízes do passado histórico brasileiro que levaram à exclusão social de negros e índios no exercício da cidadania.

Durante o evento, o professor Jorge Vieira fará uma exposição sobre os desafios e conquistas das comunidades indígenas de Alagoas, enquanto o professor Geraldo Majella vai discutir as conquistas e os desafios enfrentados pela população afrodescendente. “Além disso, serão distribuídas as coleções ‘O Brasil Somos Todos Nós’, ligado ao tema, e as revistas Diálogo e Zumbi”, explicou a coordenadora do Neder, Rosário de Fátima. Ela acrescenta ainda que o seminário debaterá a implementação das leis 10.639/03, que estabelece como ensino obrigatório da disciplina sobre história e cultura afro brasileira e africana e a lei 11.645/08, relacionada aos povos indígenas.

Fonte: Delane Barros – Ascom Semed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!