segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PEDIDO DE SOLIDARIEDADE: RESISTÊNCIA DOS PESCADORES EM JARAGUÁ



Convocamos todas as pessoas interessadas em direitos humanos e no uso dos espaços públicos em Maceió para se somar aos esforços de resistência das famílias de pescadores em Jaraguá. É urgente e estratégico o debate a respeito da situação dos moradores tradicionais da Vila dos Pescadores de Jaraguá, que nesse momento enfrentam uma ação de expulsão por parte da Prefeitura de Maceió.

Caso não façamos nada a respeito contra esse ato – que deve ocorrer muito em breve – as trabalhadoras e trabalhadores da pesca artesanal serão removidas e encaminhadas a um prédio no bairro do Sobral, perdendo o sentido do trabalho como extensão de suas moradias, enfrentando uma série de dificuldades em suas rotinas e, por fim, extinguindo a tradicionalidade de uma comunidade que iniciou o processo de povoamento da capital alagoana. 

Os moradores  e as moradoras tradicionais lutam há 10 anos pelo projeto de revitalização de Jaraguá, que contemple o espaço de moradia e pesca no espaço original, nos moldes de uma colônia de pescadores. Em resposta, enfrentaram gestões que fomentaram todo um processo de favelização e a criminalização daquele território, facilitando, por fim, a difusão da ideia d e que aquele lugar deveria ser demolido em nome de um suposto 'progresso'. No entanto, precisamos saber o custo desse 'desenvolvimento': a aniquilação da comunidade tradicional, a opressão ao trabalho pesqueiro, a negligência com os cidadãos e com nossa identidade por uma padronização do espaço público sem participação popular para decidir seu uso. Estamos dispostos a acatar?

Diante disto está sendo organizado um ato um ato de resistência e gostaríamos de contar com as entidades e também com os e as militantes das causas sociais para garantir a dignidade destas famílias. Próximo Ato terça-feira dia 05 de agosto ás 15h,na Praça Deodoro onde haverá uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores,e ocuparemos este espaço. Gostaríamos de  contar com a participação de todos e todas nesta luta que também é nossa !!!


Atenciosamente,

Grupo Pela Permanência dos(as) pescadores(as) em Jaraguá: "Abrace a Vila". 
Associação de Moradores e Amigos do bairro de Jaraguá - Amajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!