sábado, 23 de agosto de 2014

Oficinas vão capacitar comunidade cultural de Maceió

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) convidam a população maceioense para participar do projeto Oficinas Culturais. A primeira oficina do Projeto tem como tema “Elaboração de Projetos Culturais” e ocorre no dia 25 de agosto, das 18h30 às 21h30. As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de formulário disponibilizado no site da Prefeitura de Maceió, para acessá-lo basta clicar aqui.

Na prática, a oficina será um minicurso com objetivo de capacitar os participantes a como fazer um projeto cultural. A primeira oficina do projeto será ministrada pela escritora, designer e produtora cultural Regina Barbosa. A profissional presidiu durante alguns anos a Organização Não-Governamental Ideário Comunicação e Cultura, que atua no setor da cultura e da comunicação em Alagoas.

Em formato de minicurso, as oficinas serão atividades de formação a serem realizadas com o objetivo de suprir as demandas mais urgentes do setor cultural, ofertando conhecimentos sobre técnicas de elaboração de projetos, formalização de entidades, captação de recursos, noções de administração financeira e ações de comunicação.

As capacitações, que serão realizadas no Espaço Cultural Arte Pajuçara, no bairro homônimo, estarão voltadas para o cotidiano do
campo cultural maceioense, tendo como objetivo a capacitação da comunidade cultural a fim de que se possa implementar uma política cultural mais democrática e descentralizada na capital alagoana. A proposta da iniciativa é realizar mais capacitações.

De acordo com o presidente do CMPC, Clayton Santos, a participação dos agentes culturais e o esclarecimento das práticas formais no setor são fundamentais para a dinamização do setor cultural pleiteada pelo Conselho. “É necessário que agentes culturais dominem as técnicas de elaboração e escrita dos editais, que atualmente é uma dos principais meio para a obtenção de recursos públicos e promoção da cultura”, disse Santos.

O vice-presidente do CMPC, Fernando Magalhães, pontuou a importância do setor cultural compreender a importância de distribuir e descentralizar as ações. “É fundamental que existam pessoas jurídicas disponíveis para esses processos. Estamos, a partir dessas capacitações, buscando trazer subsídios para o desenvolvimento do setor”, reforçou Magalhães.

Já Vinicius Palmeira, presidente da FMAC, explicou que “este projeto é  fundamental para a capacitação do setor rumo à institucionalização de uma política cultural pujante em Maceió, ofertando meios à comunidade cultural participar de editais e buscar ações de fomento à cultura”.

Serviço

Quando: Primeiro Oficina: 25 de Agosto de 2014

Tema: minicurso sobre “Elaboração de Projetos Culturais” com Regina Barbosa

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara, no bairro da Pajuçara

Hora: 18h30 às 21:30 horas

Público Alvo: artistas, produtores culturais, gestores, estudantes, empreendedores sociais e culturais

Inscrições: basta clicar aqui


Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!