sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Secretaria da Mulher empossa membros do Conselho Estadual da Juventude

Representantes atuarão no biênio 2014-2016 do órgão colegiado
Cerimônia de posse foi realizada no auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares (Fotos: Adailson Calheiros)
Marcos Jorge

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) empossou, na manhã desta quarta-feira (30), os membros do Conselho Estadual daJuventude do Estado de Alagoas (Conjuve-AL) para o biênio 2014-2016. A cerimônia de posse foi realizada no auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió.

O Conselho é um órgão colegiado da política estadual da juventude com caráter permanente, geracional, deliberativo e proporcional, vinculado à SEMCDH e que faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa. Durante a solenidade, houve apresentação do Coletivo Hip Hop Miguelense, do grupo Guerreiros Oiá Cultura Afromiguelense e sos dançarinos Zaak e Willteles.


O Conjuve é um colegiado responsável pela participação dos jovens na formulação de políticas que incluam a juventude nas ações governamentais e nos projetos de desenvolvimento econômico e social de Alagoas. É composto por 22 representantes da sociedade civil, indicados pelas respectivas organizações, entidades e/ou movimentos juvenis, sendo sete jovens representando as áreas administrativas do Estado; 15 jovens representando os segmentos da juventude; e onze conselheiros do Poder Público.

O Conselho é resultado do projeto “Mobilização para a Implantação do Conselho Estadual de Juventude e Fortalecimento dos Conselhos Municipais” e tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, as entidades e, especialmente, os jovens para fortalecer os conselhos municipais, visando à consolidação de políticas públicas para esse segmento, como instrumento fortalecedor da democracia.   

 

Compete ao conselho auxiliar os órgãos do governo estadual na elaboração de políticas da juventude, assegurando a organização da oferta de bens e de serviços públicos especializados, atrativos ou universais que atendam a população jovem. Também compete ao conselho apreciar propostas de políticas públicas da juventude com vistas à articulação das relações entre governo e sociedade civil, recomendar a adoção ou a alteração de diretrizes, objetivos e/ou metas de atendimento dos programas estaduais destinados à juventude, dentre outras atribuições.

Fazem parte do órgão colegiado representantes da Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude da SEMCDH; da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz);  Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq); Superintendência de Articulação da Juventude da Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas); Secretaria de Estado do Turismo (Setur);  Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds); e da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).


O Conselho Estadual da Juventude tem como princípios o fortalecimento da democracia, a supremacia da participação popular, a solidariedade entre as gerações, o reconhecimento e a valorização dos jovens diante da coletividade, o incentivo permanente à criatividade e à participação popular, e a defesa dos direitos humanos.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!