quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Coopvila reapresenta espetáculo teatral Histórias Recicladas


É estrelado por mulheres que moram na Vila Emater II e que são catadoras de materiais recicláveis
  

O espetáculo teatral Histórias Recicladas, protagonizado por catadoras de materiais recicláveis, retorna ao cenário cultural de Alagoas. É uma realização da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) através do projeto "Coopvila - Reciclar e Educar", com o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), Teatro Munganga e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP-AL).

Dirigido por Carlos Lagoeiro e co-direção de Claudia Maria de Oliveira, a peça foi montada em 2012 durante residência artística dos integrantes do Teatro Munganga de Amsterdam (Holanda), nas dependências do Ceasb em Maceió, e criou o grupo Guerreiras da Esperança.

O cenário remete à intimidade de uma sala de estar, onde as atrizes contam suas histórias de vida. São várias performances, envolvendo dez ex-catadoras do antigo lixão de Maceió e a participação de três jovens da comunidade Vila Emater II, que de forma simples e envolvente, estimulam a reflexão sobre a questão social e ambiental da reciclagem dos resíduos que a sociedade produz.

A estreia da primeira etapa ocorreu em agosto de 2012 no Teatro Linda Mascarenhas em Maceió, obtendo grande sucesso. Também aconteceu uma apresentação especial no Festival Nacional Lixo e Cidadania, nos dias 23 e 24 de outubro, na cidade de Belo Horizonte (MG).

A agenda da segunda etapa já foi definida. Nos dias 19, 20, 24, 25 e 26 de fevereiro às 15h no Teatro Linda Mascarenhas localizado no bairro do Farol, e no dia 27 de fevereiro às 19h para convidados, no Centro Cultural Arte Pajuçara no bairro da Pajuçara. Tem como público alvo: estudantes, educadores, catadores e lideranças dos movimentos sociais. É a retomada dessa importante ação cultural, que visa à conscientização ambiental, reconhecimento do trabalho do catador e a valorização da coleta seletiva.

Coopvila
A Coopvila foi fundada em  8 de dezembro de 2008. É composta por 30 catadores de materiais recicláveis, na maioria mulheres, que antes atuavam nas ruas ou no antigo lixão de Maceió, desativado em abril de 2010. Tem como princípio a busca incessante por justiça social e a preservação ambiental; , a promoção da geração de renda ; além de lutar pelo reconhecimento da profissão e trabaho decente para os catadores. 

A COOPVILA faz parte do Movimento Nacional dos Catadores e do Conselho Municipal de Economia Solidária. Ao longo da sua trajetória, conquistou parceiros importantes como: a Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Ceasb, o SGAP, Chesf, COEP, Funasa, além de 80 instituições públicas e privadas que entregam semanalmente materiais recicláveis e estão fortalecendo o Programa de Coleta Seletiva Solidária.

O projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Tem como objetivos: Fortalecer a gestão coletiva; a organização do trabalho e a ampliação da comercialização da Coopvila; expandir a coleta seletiva com promoção da cultura de participação; promover o intercâmbio de experiências entre os catadores; e contribuir na elaboração da proposta para o Plano Municipal de Coleta Seletiva de Maceió.


Fonte: Ascom - Coopvila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!