sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sites relembram frases do ex-presidente sul-africano

A tarde dessa quinta-feira, 5, ficou marcada pela morte do líder Nelson Mandela. Durante mais de seis décadas, o ex-presidente da África do Sul dedicou sua vida à humanidade.
Suas atitudes e frases inspiraram muitas pessoas no mundo inteiro. Para lembrá-las, os especiais produzidos fizeram compilado que expõem opinião e maneira de pensar de Mandela.
------o--o-mandela4Mandela faleceu aos 95 anos (Imagem: Reprodução)Confira quais foram as mais divulgadas:
Portal Terra
"Não se pode esperar que pessoas que vivam na pobreza e com fome paguem aluguéis exorbitantes ao governo e às autoridades locais. Somos o nervo central da agricultura e da indústria. Fazemos o trabalho nas minas de ouro, diamantes e carvão, nas fazendas e na indústria em troca de salários miseráveis. Por que temos que seguir enriquecendo a quem rouba o produto de nosso sangue e do nosso suor, a quem nos explora e nega o direito de nos organizarmos em sindicatos?" (Declaração à imprensa, "A luta é minha vida", 26 de junho de 1961)
"Lutarei contra o governo junto com vocês, polegada a polegada e milha a milha, até que conquistemos a vitória. O que vocês farão? Se somarão ou vão cooperar com o governo em seus esforços para reprimir as reivindicações e as aspirações do nosso povo? Da minha parte, já fiz minha escolha. Não abandonarei a África do Sul, nem me entregarei. Somente com dificuldades, sacrifício e ação militante se pode conquistar a liberdade. A luta é minha vida. Seguirei lutando pela minha liberdade até o fim dos meus dias". (Declaração à imprensa, "A luta é minha vida", 26 de junho de 1961)
O Globo
"Nunca pensei no tempo perdido. Só levei adiante um programa porque estava lá. Estava planejado para mim." (Em conversa com Richard Stengel, em 3 de maio de 1993)
"A morte é algo inevitável. Quando um homem fez o que considera ser seu dever para com seu povo e seu país, ele pode descansar em paz. Acredito tê-lo feito, e é por isso que dormirei por toda a eternidade." (Em entrevista para o documentário Mandela, 1994)
Zero Hora
"Nós devemos demonstrar claramente nossa boa vontade aos nossos compatriotas brancos e convencê-los pela nossa conduta e argumentos de que a África do Sul sem o apartheid será um lugar melhor para todos." (Fevereiro de 1990)
"Quando você é uma figura pública, você tem que aceitar a integridade das outras pessoas até que haja evidência em contrário." (Maio de 1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!