terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Documentário “Mwany” é o grande campeão na Mostra Sururu

https://www.facebook.com/mwanyfilme?fref=ts


A V Mostra Sururu de Cinema Alagoano foi um sucesso! Realizada no período de 06 a 09 de dezembro, na Praça Multieventos em frente a praia da Pajuçara em Maceió, atraiu uma grande quantidade de cinéfilos que conferiram produções alternativas dirigidas na sua maioria por alagoanos e gravados em nossa terrinha.

Das 15 categorias na Mostra Sururu, o documentário “Mwany” foi o mais premiado. Já o filme “O Vulto” do realizador Wladymir Lima, que promove a reflexão sobre juventude, drogas e violência, levou o Prêmio Algás de Melhor Ficção e de melhor Ator com o jovem China Santos, capoeirista e integrante do Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano (Cepa Quilombo).

O documentário “Mwany” – Todo coração é uma nação, é um retrato poético de uma mulher e seu país em uma terra estrangeira. Dirigido por Nivaldo Vasconcelos, é protagonizado pela artista moçambicana Sônia Andrea e sua filha Thandy da Conceição. Foi gravado em Maceió e lançado em setembro de 2013, tem arrancado a admiração e muitos prêmios.

Na Mostra Suuru levou seis prêmios no total: melhor atriz; melhor direção; melhor direção de fotografia; melhor plano cinematográfico pela cena da corda de pular(foto); melhor documentário; e Prêmio de Melhor Curta Júri Popular. “Mwany trata das barreiras entre a ficção e a realidade, as barreiras entre Brasil e Moçambique, entre performance e o que chamam de recorte do real”, ressaltou o diretor. São 18’40” de reflexão sobre o pertencimento étnico e valores, e deveria ser exibido mais vezes e para os diversos públicos.

Foi emocionante ver a qualidade estética e o potencial do cinema nordestino que precisa ser mais valorizado e patrocinado. Nossa cultura agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!