terça-feira, 1 de outubro de 2013

Juventude Viva

O Plano do Governo Federal, Juventude Viva, completou o seu primeiro ano de implantação no último dia 27 de setembro. É coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e, o site oficial é: www.juventude.gov.br/juventudeviva

O Estado de Alagoas foi o primeiro a ser contemplado devido aos altos índices de violência e assassinatos de jovens, principalmente, da população afrodescendente. Os municípios escolhidos foram: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. E nos dias 12 e 13 setembro, a Coordenação Nacional se reuniu com gestores e parceiros da iniciativa em Alagoas, para debater as estratégias e fazer um relatório aprofundado dessa primeira etapa; também foi discutida a necessidade de executar visitas técnicas e entrevistas com as pessoas envolvidas na articulação. 

Dentre as ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas destacam-se: alinhamento do programa “Saúde na Escola” com o Juventude Viva; o projeto "Jovens Promotores da Cultura da Paz"; o Vivajovem.com em execução; adesão ao Projovem Urbano; o “Estação da Juventude” que está em fase de licitação pela Superintendência da Juventude da Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos; e a criação programa “Produzir Juntos” com o intuito de garantir mecanismos para implementar a economia solidária entre os jovens. No próximo ano, pretende-se também envolver os municípios de Rio Largo e São Miguel dos Campos. 

Enquanto isso, a sociedade continua se questionando o que realmente mudou? Porque o genocídio de jovens de 15 a 29 continua acontecendo? Os/as jovens da periferia estão realmente sendo contemplados/as com as políticas públicas, ou, as ideias ainda estão no papel? Muitas dúvidas e anseios, pois, já começa a se formar o movimento “A juventude quer viver”. E as mudanças precisam ser urgentes!


Fonte: Coluna Axé - 268ª edição – Jornal Tribuna Independente (01 a 07/10/2013)
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!