quarta-feira, 20 de março de 2013

Sindjornal realiza roda de conversas no mês da mulher



Nesta quinta-feira (21 de março), a Comissão de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) promove uma Roda de Conversas sobre “Gênero, Raça, Etnia e o compromisso social do\a Jornalista”, ainda como parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher - 8 de Março. A Roda de Conversas também marca o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial - 21 de Março. O evento acontece às 9h, no auditório do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor), situado à Rua Goiás, 12 – Farol (entrando ao lado do Magazine Louise).

Serão abordados temas como Assédio Moral contra as mulheres, Jornalismo Inclusivo e Discriminação racial contra a mulher negra, tendo como palestrantes, respectivamente, Viviane Galvão, Andrea Moreira e Ângela Brito, professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A Roda de Conversas é dirigida não só às jornalistas, mas, também, a todas as mulheres que se interessam pela discussão. Para a presidenta do Sindjornal, Valdice Gomes, “será uma oportunidade de conhecer a realidade das mulheres e debater formas de promoção de uma mídia plural, inclusiva e isenta de discriminações e estereótipos de Gênero, raça e etnia”.

Em 1976, a ONU escolheu o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade.

A Comissão de Mulheres do Sindjornal foi instalada em 2011, com objetivo de incluir as questões de gênero nas lutas sindicais dos jornalistas alagoanos, lutar pela melhoria da qualidade do jornalismo na abordagem da temática feminista e fortalecer o movimento de mulheres da sociedade em geral.

Fonte: Sindjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!