segunda-feira, 4 de março de 2013

Casa de Iemanjá promove, nesta sexta (08), entrega de comenda contra a intolerância religiosa e inaugura seu telecentro

 
 
 
A Casa de Iemanjá – Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás, promove na próxima sexta (08 de março) a entrega da comenda “Oju Jagun”- Os Olhos do Guerreiro - em homenagem a representantes da sociedade civil e autoridades.

A criação deste título tem por objetivo dar visibilidade à personalidades públicas ou não, que atuam contra a intolerância religiosa em Alagoas. Historicamente as comunidades tradicionais de terreiros sofreram perseguições desde 1912 período conhecido como o “Quebra do Xangô”, onde estas comunidades foram agredidas e seus artefatos sagrados destruídos.

Além disso a programação do dia 08 de Março inclui o “Omobirin Axé Mojubá”, a palavra é da língua Iorubá que significa “meus respeitos às mulheres do axé", que é uma ação dedicada ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Casa de Iemanjá, com o apoio da rede alagoana de comunidades tradicionais de matriz africana, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e deputada Flávia Cavalcante, Secretaria de Estado da tecnologia e FAPEAL.

Também haverá a inauguração do telecentro da Casa, que possibilitará não só às pessoas de axé, mas à toda a comunidade no entorno da Ponta da Terra, a ter acesso a cursos de informática e ao mundo digital.

O evento acontecerá na sede da Casa de Iemanjá, situada a Rua Dona Alzira Aguiar, 429 - Ponta da Terra a partir das 14h e terá a seguinte programação:
- Otorga da comenda "Oju Jagun" - Os olhos do guerreiro, que foi instituída desde 2010 e é concebida a personalidades que atuam no combate a intolerância religiosa;
- Roda de conversa com as mulheres do axé sobre os avanços da lei Maria da Penha, apresentado pelo centro de referencia da secretaria da mulher cidadania e dos direitos humanos;
- Inauguração do telecentro Odô Iyá, com o objetivo de promover a relação entre as comunidades afrobrasileiras e as novas possibilidades tecnológicas, além de toda a comunidade do entorno.

Informações: (82) 8819-5850



Fonte: Keyler Simões - Produção Cultural e Assessoria de Comunicação (MTB 715/AL)
(82) 3032-0489 / 9971-4281
Me sigam no Twitter: @Keyler
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!