terça-feira, 7 de junho de 2011

Brasil sem miséria!

Por: Helciane Angélica - com informações de agências nacionais

Na última quinta-feira (02/06), foi lançado em Brasília (DF) o Plano Brasil sem Miséria, onde a presidenta Dilma Rousseff assinou a Medida Provisória que altera a Lei 10.836/04 do Programa Bolsa Família e também prevê que o Projeto de Lei destine R$ 1,2 bilhão de crédito adicional no Orçamento de 2011 para o Plano de Superação da Extrema Pobreza.

Na cerimônia, a presidenta assinou o decreto que reestrutura o Ministério do Desenvolvimento Social, criando a Secretaria Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza, em substituição à Secretaria de Articulação para Inclusão Produtiva. O plano recebe o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal meta: retirar em quatro anos, 16,2 milhões de pessoas da extrema pobreza, ou seja, quem vive com até R$ 70 mensais.

Entre os beneficiados do programa, a maior parte está localizada no Nordeste (59%), tem até 14 anos (40%) e vive na zona rural (47%). O desafio de acabar com a miséria extrema deve ser uma articulação entre os governos federal, estadual e municipal, que respeite a realidade e as especificidades de cada localidade! Para isso, o “Brasil Sem Miséria” terá ações nacionais e regionais baseadas em três eixos: renda, inclusão produtiva e serviços públicos. Também será desenhando um Mapa de Oportunidades para identificar os meios mais adequados e eficientes de fazer essas pessoas melhorarem de vida.

No campo, a prioridade é aumentar a produção do agricultor através de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumos e equipamentos, além do acesso a água de qualidade. Já no meio urbano, o objetivo central será gerar ocupação e renda para os mais pobres dos 18 e 65 anos de idade, mediante cursos de qualificação profissional, intermediação de emprego, ampliação da política de microcrédito e incentivo à economia popular e solidária, entre outras ações de inclusão social que devem beneficiar dois milhões de pessoas.

Somente com a diminuição das desigualdades, é possível fortalecer a economia e garantir um país realmente justo! Saiba mais no site: www.brasilsemmiseria.gov.br.


Fonte: Coluna Axé - nº153 - jornal Tribuna Independente (07.06.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!