terça-feira, 29 de abril de 2008

Movimento negro derruba edital da SEE


Edital convocava agentes culturais da Coordenadoria de Ação Cultural (Corac), mas não incluía a Capoeira


Representantes da Federação Alagoana de Capoeira (FALC) e do Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal) conseguiram derrubar o edital da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, que convocava agentes culturais da Coordenadoria de Ação Cultural (Corac), mas não incluía a Capoeira.

Segundo representantes do movimento, a prática da capoeira vem sendo ensinada em escolas públicas alagoanas nos últimos sete anos, através de contrato verbal com a Corac. O mesmo acontece com a música, o teatro, balé, folguedos populares, artes plásticas, cinema, maestro de bandas. O movimento negro considera que neste tempo a capoeira revelou-se peça fundamental na inclusão da cultura afro-brasileira nas escolas.

Após mobilização da Falc e do Fenal, que mostraram que tal atitude descumpria as leis 10.639 e 6.914, a Secretaria reconheceu o erro e prometeu corrigir o edital e republicá-lo, incluindo as vagas para agentes culturais de capoeira e ampliando o prazo de inscrição.

“Esta é uma conquista histórica que representa, por um lado, a força dos segmentos afro-brasileiros quando unidos e conhecedores dos seus direitos, por outro, que os poderes institucionais tendem, se solicitados, a atender as nossas reivindicações pautadas nas leis e necessidades sociais.” comemorou Marco Baiano, presidente da Falc.

Assessoria
Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!