quarta-feira, 23 de abril de 2008

Mestres de capoeira elaboram livro didático e elegem diretoria do Conselho Estadual em União dos Palmares

Mestres de capoeira de Alagoas iniciam a elaboração de um livro didático sobre o ensino-aprendizagem da capoeira visando atingir os alunos das escolas públicas e privadas. O primeiro encontro será realizado durante todo o dia 27, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares, que ofereceu total apoio ao evento, no qual acontecerá também a Assembléia de eleição da nova gestão, aprovação do Estatuto e do Regimento do Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de Alagoas - Cemcal.

Os mestres saírão no domingo às 7 horas da manhã, da Praça Sinimbu com destino a União, onde serão recebidos com café da manhã, almoço e lanche ao final das atividades. Os organizadores do evento estão esperando cerca de trinta mestres, com representação de vários municípios.

Segundo Cláudio Figueiredo, um dos idealizadores do Cemcal, o início da elaboração do livro didático, no município de União se deveu a dois fatores, que são a simbologia de Zumbi para os capoeiristas e o fato do município já ter implantado o ensino da capoeira nas escolas, salientou o mestre.

Um dos objetivos do Cemcal é a formação continuada dos capoeiristas para a implantação do ensino da capoeira nas escolas. Para atingir seus objetivos o Conselho já conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de União, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro/NEAB da Universidade Federal de Alagoas/UFAL e da Secretaria de Estado de Cultura. “Depois da eleição de nossa entidade, ampliaremos o diálogo junto ao Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico- Racial e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió”, adiantou Antônio Pereira, o mestre Tunico.

A construção coletiva de um livro didático de capoeira que compreenderá os conteúdos programáticos de cada série do ensino médio se apresenta como um desafio para os mestres envolvidos, assegurou o Mestre Cláudio. Já o mestre Tunico ressalta a importância do livro para Alagoas e observa que a busca de um conteúdo que inclua o ensino da capoeira angola e regional de forma sistematizada nas escolas vai construir uma nova era da capoeira no Estado e no país, além de ampliar o mercado de trabalho formal para os capoeiristas.

A eleição da primeira diretoria do Conselho de Mestres em União e um próximo encontro em Arapiraca, cuja Câmara Municipal aprovou a obrigatoriedade do ensino da capoeira nas escolas municipais, demonstram que a entidade pretende trabalhar interiorizando as suas ações, buscando um maior desenvolvimento da capoeira e construindo parcerias, conclui mestre Cláudio.

Assesoria de Imprensa:
Sandra Bomfim - Jornalista (MT 1217)
Contatos: (82) 8859 5872

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!