terça-feira, 1 de novembro de 2016

Grota Capoeira

O Grupo Muzenza de Capoeira foi fundado em 5 de maio de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como seu fundador, Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), oriundo do grupo Capoarte de Obaluaê, do Mestre Mintirinha (Luís Américo da Silva).

Possui mais de 15.000 alunos espalhados nos 26 estados brasileiros e em 35 países. Tem como objetivo: “difundir a capoeira como filosofia principal de seu trabalho, seja buscando o desenvolvimento do nível técnico, teórico e didático-pedagógico da capoeira como arte, luta, cultura, profissão e filosofia de vida; procurando resgatar a valorização dos verdadeiros Mestres velhos, como representantes autênticos da manifestação cultural genuinamente brasileira”.

Em Alagoas, o grupo é famoso por organizar as rodas nas ruas do centro comercial e orla da capital para celebrar o Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista (03 de agosto); colaborações em sessões públicas; encontros de formação; o MUZENZUMBI na Serra da Barriga que promove o intercâmbio dos integrantes oriundas de vários estados; o MUZENZAYA - Encontro de Capoeira que possui todas as atividades ministradas por mulheres; além de várias atividades durante o mês da consciência negra (novembro).

De 08 e 13 de novembro, o grupo realizará a 4º Grota Capoeira em Maceió, que conta com a coordenação/direção do Contra Mestre Carlinhos e a supervisão do Mestre Girafa. Terá Roda de Diálogos nos dias 08 e 09, das 19h às 21h, no prédio da Faculdade Ecoar (FAECO), localizado na Avenida Pratagy no Benedito Bentes 1 em Maceió. O tema “Ensino da História e Cultura Afro Brasileira Lei 10.639/03” coordenada por José Carlos Pereira (Carlos Liberdade), Professor de História e Contra Mestre do Grupo Liberdade; e Denivan Costa (Denis Angola), Professor e formado em Licenciatura em Dança.

A programação também será composta por: Oficina de Técnica Vocal com a Cantora Hillane Vasconcelos no dia 10 às 19hs no Centro de Treinamento de Artes Marciais Roberto Omena no Benedito Bentes 1; Parada Cultural no dia 11 às 19hs na Quadra de Esporte da Rua São Paulo Grota da Alegria com Maracatod@s, Banda Afro Dendê, Dragões do Fogo e Roda de Capoeira do Grupo Muzenza; Papoeira sobre Competições de Capoeira (Copa, Torneio, Campeonatos) às 9h30 na Escola Estadual Marcos Antonio no Benedito Bentes 1; O Som do Meu Berimbau no dia 12 às 14h – Caminhada na Rua São Paulo Grota da Alegria; Aulão, Batizado e Troca de Corda no dia 12 a partir das 16h na Quadra de Esporte da Rua São Paulo na Grota da Alegria; e a confraternização de encerramento. Mais informações: (82) 98734-0218. Visite também o site oficial: http://muzenza.com.br.

O evento contribui para valorização da capoeira (patrimônio cultural brasileiro) e ainda promove a inclusão social de crianças e jovens moradores das periferias. Desejamos sucesso e mais etapas em outros municípios. Axé!


Coluna Axé – 415ª edição – Jornal Tribuna Independente (01 a 07/11/16) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!