terça-feira, 14 de abril de 2015

A dama do samba

Respeitosamente chamada por “grande dama do samba” ou “rainha do samba”, Yvonne Lara da Costa completou ontem (13.04) 94 anos de idade, vitalidade e amor ao samba! 

A carioca de origem humilde, ficou órfã aos seis anos, estudou em um internato e iniciou sua vivência musical com os parentes na adolescência. Aprendeu a tocar cavaquinho, é cantora e compositora. Também é formada em Enfermagem, Assistente Social e tem especialização em Terapia Ocupacional, dedicando-se a trabalhos em hospitais psiquiátricos, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a doutora alagoana Nise da Silveira. 

Na década de 40, seus sambas e partidos-altos eram mostrados a outros sambistas pelo primo Fuleiro (também compositor), como se fossem dele, devido ao preconceito e resistência em relação à mulher sambista.

O seu primeiro disco "Samba minha verdade, samba minha raiz" foi lançado em 1974, pela gravadora Copacabana. E somente em 1977, quando se aposentou, passou a se dedicar exclusivamente à carreira. Tornou-se a primeira mulher a ingressar na ala de compositores da Império Serrano, onde é madrinha dessa ala e desfilou desde 1968 na ala das baianas. 

Em 2011, o aniversário de 90 anos foi marcado por vários eventos comemorativos e o lançamento do site oficial, que foi um projeto realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Outras homenagens importantes, foram: na 21 edição do Prêmio da Música Brasileira (2010); em 2012, a sua escola de samba do coração (Império Serrano), no Grupo de Acesso, concorreu com o enredo "Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba"; e ainda, na 19ª edição do Trem do Samba em dezembro de 2014. 

Para este ano, está previsto o espetáculo batizado de “Ivone Lara – Dona Melodia”, que contará a trajetória da artista. Autorizado a captar pouco mais de R$ 3 milhões em patrocínios via Lei Rouanet, o musical ainda realizará audições para escolher a atriz que dará vida a Dona Ivone nos palcos. Para o corpo de jurados serão convidados nomes como Arlindo Cruz, Rildo Hora, Mart’Nália, e Regina Casé. O texto do musical é de Diogo Vilela e direção de Fernando Philbert, apresentará diversas fases da obra da homenageada, relembrado o pioneirismo de Dona Ivone num universo masculino e machista do samba, principalmente quando iniciou a carreira. É uma mulher excepcional, culta e apaixonada pela cultura.



Dona Ivone Lara é um ícone na música popular brasileira, contribuiu para a identidade cultural do nosso povo e influenciou grandes artistas. Fez turnês na Europa, Estados Unidos e no continente africano, e atualmente sua discografia conta com 16 álbuns. Acompanhe o site www.donaivonelara.com.br e na página no facebook donaivonelara. Essa guerreira merece todos os aplausos e reverência!


Coluna Axé – 338ª edição – Jornal Tribuna Independente (14 a 20/04/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com / Crédito da foto: Silvana Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!