domingo, 30 de março de 2014

Prática da capoeira é incentivada pelo Juventude Viva

31.03.14 - Prática da capoeira é incentivada pelo Juventude Viva

Na tarde deste sábado (29), na Escola Rubens Quintella, localizada no Complexo Benedito Bentes, foi realizado o Encontro de Juventude de Capoeira, um das etapas que precedem o II Campeonato Alagoano de Capoeira. A ação faz parte do Plano Juventude Viva, que conta com coordenação da Prefeitura de Maceió e o apoio do Governo do Estado.
Segundo a secretária executiva do Gabinete do prefeito e coordenadora do Juventude Viva em Alagoas, Adriana Toledo, o projeto pretende proporcionar a conscientização de como a capoeira é um instrumento de inclusão e promoção socioeducativa de jovens em situação de vulnerabilidade ou não.
“É um esporte e uma cultura muito presente na vida do jovem negro, então procuramos montar parcerias com todos os segmentos que trabalham a capoeira dentro do município e isso envolve todas as associações, organizações e os jovens que a praticam. Queremos fomentar a participação do jovem na cultura, no esporte e no lazer e essa é uma forma da prefeitura apoiar a cultura negra”, explicou Adriana.
Para adolescente Camila Ketylla, há três anos a capoeira mudou sua vida. “Antes eu tinha muitos pensamentos ruins, arrumava confusão e brigava muito com meus irmãos. A capoeira me ensinou a ser uma pessoa melhor e estou conseguindo tirar uma amiga das drogas e das más companhias”, disse ela.
O presidente da Federação de Capoeira do Estado de Alagoas (Feceal), Carlos Pereira, reforça a importância do Plano e das parcerias feitas para tirar os jovens negros de situações de risco. “O Plano necessita de atividades que possam proporcionar ao jovem uma ocupação e a capoeira ajuda nesse processo, incentivando a cultura de paz nos quatro territórios do Juventude Viva”, finalizou.

Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!