terça-feira, 18 de março de 2014

Fraternidade e tráfico humano

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu que a Campanha da Fraternidade 2014, terá como tema “Tráfico Humano e Fraternidade”, e o lema inspirado na carta aos Gálatas: “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). 

A Arquidiocese de Maceió fez o lançamento oficial em Alagoas nesse domingo(16.03), através de uma plenária, que contou com as explanações do Padre e Deputado Federal, Luiz Couto (PT-PB), que integra a CPI Tráfico de Pessoas no Brasil criada em 09 de fevereiro de 2012. 

Estiveram presentes: padres, religiosas, seminaristas, representantes de pastorais sociais, fiéis, autoridades políticas, além dos membros das comunidades, Casa Betânia, Fazenda da Esperança, Nova Jericó e Casa do Servo Sofredor. 

Foram apresentados dados sobre as causas (pobreza extrema; desigualdade racial e de gênero; medo, vergonha e silêncio); formas de aliciamento (sedução e ambição por sucesso, riqueza e casamento; estudam a rotina da vítima; internet; agenciamento de modelos, babás, garçonetes, dançarinas e escolinhas de futebol) e as finalidades (trabalho escravo; doação involuntária de órgãos; servidão doméstica; casamento servil; tráfico de recém-nascidos; turismo e exploração sexual; trabalhar como “mula” no tráfico de drogas). 

Essa é uma chaga social que em termos de atuação fica atrás apenas do tráfico de drogas, e estima-se que sejam movimentados cerca de 32 bilhões de dólares, existindo 110 rotas no território nacional e 131 internacionais. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,5 milhões e meio de pessoas no mundo são vítimas do tráfico humano, onde 67% são mulheres e de 30% são crianças. 

É preciso conscientizar a sociedade sobre essa prática que é uma violência contra a dignidade humana. Deve-se ampliar o debate não só nas paróquias, como também, nas escolas, associações de moradores, movimentos sociais e parlamentos. É importante denunciar os casos às autoridades competentes! 


Fonte: Coluna Axé – 289ª edição – Jornal Tribuna Independente – 18 a 24/03/2014
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!