terça-feira, 4 de outubro de 2011

Prêmio Abdias Nascimento será entregue dia 07 de novembro no Rio de Janeiro

A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento será no dia 7 de novembro no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ).  Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) serão conhecidos somente na noite de premiação. 

As inscrições contabilizaram mais de 150 trabalhos jornalísticos. Os destaques foram para as categorias Mídia Impressa e Televisão: ambas empataram 21% do total de inscritos. A segunda colocada foi a Internet (18%), seguida pela Categoria Especial de Gênero (16%). A Mídia Alternativa participou com 12% do total de inscrições, enquanto Rádio e Fotografia somaram 8% e 4% respectivamente.

Do ponto de vista regional, a região Sudeste foi a campeã no número de inscritos (51% do total). A segunda região foi o Nordeste (29%), seguida pelo Centro-Oeste (14%). As regiões Sul e Norte, aparecem, respectivamente com 5% e 1% do total.

Finalistas
Após análise da Comissão de Pré-Seleção, os trabalhos estão sendo avaliados pela Comissão Julgadora, responsável pela escolha dos três finalistas em cada categoria. Os contemplados que seguirão para a etapa final vão ser anunciados em breve. 

Lançado em maio pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), o prêmio faz uma homenagem ao ex-Senador Abdias Nascimento, um dos ícones da luta contra o racismo no Brasil, falecido em maio aos 97 anos.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao SJPMRJ. E conta com a parceria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU) e da Fundação Cultural Palmares. Tem ainda o apoio da Superintendência de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro (SUPIR) e do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (CEDINE). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

Acompanhe o prêmio em nossas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!